Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ronei Viana de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67804
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_cfc5160ee289115316a2d4550a23edb7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?Students’ feedback: a tool used by college teachers to improve teaching?Feedback dos alunosMelhoria do ensinoModelo autorregulatórioProfessores universitáriosStudents’ feedbackImproved teachingSelf-regulatory modelCollege teachersCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoO feedback dos alunos para os professores universitários tem sido considerado uma ferramenta importante de recolha formal de informação da percepção dos alunos acerca da qualidade de ensino. Estudos prévios indicaram que a tipologia de feedback recebida influencia a utilização dessa informação. Porém, pouco se sabe sobre como os professores gerem o processo de feedback dos estudantes no seu ensino. O objetivo desta proposta de investigação é o de compreender como os professores universitários preparam o processo de recolha formal de feedback dos alunos; como recolhem, avaliam e utilizam esta informação para melhorar a qualidade de seu ensino. Para isso, o modelo autorregulatório de Zimmerman, constituído por três fases, será utilizado como quadro teórico de referência. Trinta professores universitários serão entrevistados individualmente através de uma entrevista semi-estruturada. Os dados serão analisados através da análise temática. É expectável que os resultados desta investigação possam alargar o conhecimento acerca da forma como os professores universitários gerem o feedback dos alunos para melhorar o seu ensino através da utilização das três fases do modelo autorregulatório. Estes resultados poderão conduzir ao desenvolvimento de programas de capacitação de professores universitários acerca do processo autorregulatório envolvido no uso de feedback dos alunos no seu ensino.Students’ feedback to college teachers has been considered an important tool for formally gather information on students' perceptions about the quality of teaching. Previous studies have indicated that the type of feedback received influences the use of this information. However, little is known about how teachers manage the students’ feedback process in their teaching. The purpose of this research proposal is to understand how college teachers prepare the process of formal collection of students’ feedback; how they collect, evaluate and use this information to improve the quality of their teaching. For this, Zimmerman's self-regulatory model, consisting of three phases, will be used as a theoretical framework. Thirty university professors will be interviewed individually through a semi-structured interview. The data will be analyzed through thematic analysis. It is expected that the results of this investigation can broaden our knowledge about the way in which college teachers manage students’ feedback to improve their teaching through the use of the three phases of the self-regulatory model. These results may lead to the development of training programs for university about the self-regulatory process involved in the use of students’ feedback in their teaching.Rosário, PedroCunha, JenniferUniversidade do MinhoAlmeida, Ronei Viana de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67804por202529355info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:00.777274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
Students’ feedback: a tool used by college teachers to improve teaching?
title Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
spellingShingle Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
Almeida, Ronei Viana de
Feedback dos alunos
Melhoria do ensino
Modelo autorregulatório
Professores universitários
Students’ feedback
Improved teaching
Self-regulatory model
College teachers
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
title_full Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
title_fullStr Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
title_full_unstemmed Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
title_sort Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
author Almeida, Ronei Viana de
author_facet Almeida, Ronei Viana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ronei Viana de
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback dos alunos
Melhoria do ensino
Modelo autorregulatório
Professores universitários
Students’ feedback
Improved teaching
Self-regulatory model
College teachers
Ciências Sociais::Psicologia
topic Feedback dos alunos
Melhoria do ensino
Modelo autorregulatório
Professores universitários
Students’ feedback
Improved teaching
Self-regulatory model
College teachers
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67804
url http://hdl.handle.net/1822/67804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202529355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132334249738240