Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67804 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_cfc5160ee289115316a2d4550a23edb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?Students’ feedback: a tool used by college teachers to improve teaching?Feedback dos alunosMelhoria do ensinoModelo autorregulatórioProfessores universitáriosStudents’ feedbackImproved teachingSelf-regulatory modelCollege teachersCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoO feedback dos alunos para os professores universitários tem sido considerado uma ferramenta importante de recolha formal de informação da percepção dos alunos acerca da qualidade de ensino. Estudos prévios indicaram que a tipologia de feedback recebida influencia a utilização dessa informação. Porém, pouco se sabe sobre como os professores gerem o processo de feedback dos estudantes no seu ensino. O objetivo desta proposta de investigação é o de compreender como os professores universitários preparam o processo de recolha formal de feedback dos alunos; como recolhem, avaliam e utilizam esta informação para melhorar a qualidade de seu ensino. Para isso, o modelo autorregulatório de Zimmerman, constituído por três fases, será utilizado como quadro teórico de referência. Trinta professores universitários serão entrevistados individualmente através de uma entrevista semi-estruturada. Os dados serão analisados através da análise temática. É expectável que os resultados desta investigação possam alargar o conhecimento acerca da forma como os professores universitários gerem o feedback dos alunos para melhorar o seu ensino através da utilização das três fases do modelo autorregulatório. Estes resultados poderão conduzir ao desenvolvimento de programas de capacitação de professores universitários acerca do processo autorregulatório envolvido no uso de feedback dos alunos no seu ensino.Students’ feedback to college teachers has been considered an important tool for formally gather information on students' perceptions about the quality of teaching. Previous studies have indicated that the type of feedback received influences the use of this information. However, little is known about how teachers manage the students’ feedback process in their teaching. The purpose of this research proposal is to understand how college teachers prepare the process of formal collection of students’ feedback; how they collect, evaluate and use this information to improve the quality of their teaching. For this, Zimmerman's self-regulatory model, consisting of three phases, will be used as a theoretical framework. Thirty university professors will be interviewed individually through a semi-structured interview. The data will be analyzed through thematic analysis. It is expected that the results of this investigation can broaden our knowledge about the way in which college teachers manage students’ feedback to improve their teaching through the use of the three phases of the self-regulatory model. These results may lead to the development of training programs for university about the self-regulatory process involved in the use of students’ feedback in their teaching.Rosário, PedroCunha, JenniferUniversidade do MinhoAlmeida, Ronei Viana de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67804por202529355info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:00.777274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? Students’ feedback: a tool used by college teachers to improve teaching? |
title |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
spellingShingle |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? Almeida, Ronei Viana de Feedback dos alunos Melhoria do ensino Modelo autorregulatório Professores universitários Students’ feedback Improved teaching Self-regulatory model College teachers Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
title_full |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
title_fullStr |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
title_full_unstemmed |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
title_sort |
Feedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino? |
author |
Almeida, Ronei Viana de |
author_facet |
Almeida, Ronei Viana de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Cunha, Jennifer Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ronei Viana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback dos alunos Melhoria do ensino Modelo autorregulatório Professores universitários Students’ feedback Improved teaching Self-regulatory model College teachers Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Feedback dos alunos Melhoria do ensino Modelo autorregulatório Professores universitários Students’ feedback Improved teaching Self-regulatory model College teachers Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67804 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202529355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132334249738240 |