A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Filipa Margarida Peixoto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48398
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Economia Industrial e da Empresa
id RCAP_cfe5a089daac8dfdda5b28f58c3c12a5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado portuguêsThe printing industry and the introduction of the e-books in the Portuguese marketE-bookP-bookConsumidoresInquéritosAmeaçaVantagensDesvantagensConsumersSurveysThreatsOpportunitiesDisadvantagesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio do mestrado em Economia Industrial e da EmpresaA indústria gráfica é maioritariamente considerada como uma indústria familiar e tradicional, principalmente no nosso país. No entanto, tratando-se de um setor transversal ao tecido económico mundial, as empresas sentem-se na contingência de se modernizarem para conseguirem enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e globalizada, em termos de diversidade dos produtos, da qualidade dos mesmos e do cumprimento dos prazos de execução. Com o aparecimento do e-book e a sua rápida expansão, o conceito de livro sofreu algumas mudanças, temendo-se a subversão das regras do mercado estabelecido, pelo que a indústria gráfica teve e terá que continuar a adaptar-se em termos de gestão, de equipamento e de logística para conseguir ultrapassar as suas limitações e poder competir com este novo produto. O tema deste relatório está estritamente relacionado com este desafio recente para a indústria gráfica e, mais particularmente, para a Norprint Artes Gráficas, S.A., cuja faturação reside essencialmente no produto livro. Com a elaboração deste relatório, pretende-se fazer a exposição do que foi alcançado com o estágio curricular realizado na Norprint. Durante os nove meses de estágio, foi definido um objetivo principal: perceber se o e-book representa uma ameaça real para esta organização empresarial. De forma a alcançar o objetivo proposto, a principal ferramenta utilizada foi a realização de um inquérito aos consumidores do produto em questão, o livro, e a subsequente análise das respostas, o que permitiu perceber qual a opinião do consumidor em relação ao e-book e qual poderá ser a tendência deste mercado.The graphic industry is mainly considered a traditional and family oriented industry, particularly in Portugal. However, being a transverse sector of the world’s economic manufacturing, the companies feel the contingency to modernize themselves in order to be able to face the challenges of an increasingly demanding and global society, in terms of product diversity, quality and accomplishment of deadlines. With the emerging of the e-book and its fast expansion, the concept of book suffered some changes, so there is the fear of a subversion of the rules of the established market. This way, the graphic industry has and will have to continue to adapt itself in terms of managing, equipment and logistics, in order to be able to overcome its own limitations and compete with this new product. The theme of this report is strictly related to the recent challenge faced by this industry and, mainly, by Norprint Artes Gráficas, S.A., which has paper books as its primordial product. With the elaboration of this report, it is thus intended to expose what was accomplished with this curricular internship in Norprint. During the nine months of internship, one main purpose was established: understand if the e-book represents a real threat for this entrepreneurial organization. In order to achieve the key goal, the primary tool used in this report was the elaboration of a survey to the consumers of the product at issue, the book. The subsequent analysis of the replies allowed a better understanding of the consumer’s opinion in relation to the e-book and what the trend of the market could be.Martins, Maria Lurdes CastroCastro, José Manuel Lopes deUniversidade do MinhoDias, Filipa Margarida Peixoto2017-04-212017-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48398por201696100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:44.991298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
The printing industry and the introduction of the e-books in the Portuguese market
title A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
spellingShingle A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
Dias, Filipa Margarida Peixoto
E-book
P-book
Consumidores
Inquéritos
Ameaça
Vantagens
Desvantagens
Consumers
Surveys
Threats
Opportunities
Disadvantages
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
title_full A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
title_fullStr A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
title_full_unstemmed A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
title_sort A indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado português
author Dias, Filipa Margarida Peixoto
author_facet Dias, Filipa Margarida Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Lurdes Castro
Castro, José Manuel Lopes de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Filipa Margarida Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv E-book
P-book
Consumidores
Inquéritos
Ameaça
Vantagens
Desvantagens
Consumers
Surveys
Threats
Opportunities
Disadvantages
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic E-book
P-book
Consumidores
Inquéritos
Ameaça
Vantagens
Desvantagens
Consumers
Surveys
Threats
Opportunities
Disadvantages
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio do mestrado em Economia Industrial e da Empresa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-21
2017-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48398
url http://hdl.handle.net/1822/48398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201696100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132378065534976