Educação para os media nas sociedades multimediáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paula Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2971
Resumo: A passagem da cultura de massas à cultura multimediática é marcada pela propagação, global e altamente veloz, de uma “pandemia”: a disseminação do “vírus da informação”, especialmente por via digital e em rede. As sociedades contemporâneas são learning cultures (Buckingham), potencialmente geradoras de indivíduos (cada vez mais) dependentes de informação: são os novos infoadictos, os junkies de informação. A proliferação de meios de comunicação multiplataforma e a multiplicação de receptores-produtores-receptores (utilizadores-participantes) e das suas mensagens mediáticas, potenciadas pelo desenvolvimento e integração com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), parecem estar na base de um novo paradigma sociocomunicacional de grande complexidade. Neste contexto, ter ou não ter acesso à informação e, simultaneamente, ter ou não ter competências interpretativas, analíticas, críticas e comunicativas que permitam descodificar e codificar eficazmente essa mesma informação num “tempo-espaço comprimido” (Harvey) parece determinante para a integração social plena. É por isso que faz todo o sentido falar em educação para os media.
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