Don’t shoot the messenger: importância da mensagem e os novos partidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Teresa Ferraz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12523
Resumo: Uma das grandes crises das democracias contemporâneas centra-se na sua falta de credibilidade e progressivo afastamento da sociedade civil. Neste contexto, é aberta uma janela de oportunidade para jovens partidos penetrarem o espaço público e transformarem a realidade política. Para o seu sucesso, torna-se essencial responder às críticas feitas ao sistema vigente; os novos partidos têm a possibilidade de - através da criação de uma mensagem política que gere diálogo e conhecimento - construírem novas narrativas ideológicas que lhes permita criar o seu próprio espaço político dentro do sistema político tradicional. Tendo como objeto empírico o partido político Espanhol Podemos - escolhido devido ao seu destaque nas condições acima mencionadas - foi possível analisar a sua natureza e percurso, concluindo que, apesar da mensagem ter sido um elemento essencial na sua ascensão inicial e empoderamento, não será o único motor que lhe permitirá um maior crescimento.
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