Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94514
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d060c4364c57c74fb78f836047de8242
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literaturaInterventions for the development of nursing leadership: A systematic literature reviewintervençãodesenvolvimentoliderançaenfermagemrevisão de literaturainterventiondevelopmentleadershipnursingliterature reviewDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA liderança é uma das temáticas que suscita grande interesse nos investigadores das Ciências Sociais. A pertinência em compreender este processo de influência social relaciona-se, ao nível da gestão das organizações, na pretensão de encontrar práticas de liderança que permitam criar culturas de trabalho eficazes, desejáveis e emocionalmente gratificantes. O objetivo desta revisão sistemática de literatura é identificar e caracterizar a investigação científica realizada na última década (2009-2019), sobre as intervenções que visam o desenvolvimento de liderança em enfermagem. Ao recorrer às plataformas de pesquisa B-ON, Web of Science, EBSCO host, OvidSP e Proquest e às palavras-chave ‘leadership’, ‘intervention ou program ou development’, ‘nurse ou nurses ou nursing’, foram obtidos 402 estudos. Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 estudos. Os resultados obtidos evidenciam uma homogeneidade relativamente à eficácia das intervenções desenvolvidas. Constatámos um predomínio das intervenções onde as práticas reflexivas são promotoras da liderança. Contudo, a aprendizagem vicariante está igualmente presente como processo auxiliar, embora com menor incidência. A análise dos resultados demonstrou que a liderança pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada, através de intervenções organizacionais. O número reduzido de estudos empíricos elegível para esta revisão enfatiza a necessidade de mais investigações que potenciem o conhecimento sobre como desenvolver a liderança em enfermagem. Assim, as investigações futuras devem expandir as bases de dados utilizadas, o horizonte temporal e os idiomas elegíveis.Leadership remains a topic of great interest in the field of social sciences. The importance of understanding this process of social influence, in terms of organizational management, is related to the interest in finding leadership practices that allow creating effective, desirable, and emotionally gratifying work cultures. This systematic literature review aims to identify and characterize the research carried in the last decade (2009 – 2019) regarding interventions promoting the development of leadership in nursing. Resorting to B-ON, Web of Science, EBSCO host, OvidSP and Proquest, the following keywords were used: ‘leadership’, ‘intervention or program or development’, ‘nurse or nurses or nursing’. Search results yielded 402 papers, of which 26 were selected after applying inclusion and exclusion criteria. The results obtained show a homogeneity regarding the effectiveness of the interventions developed. A predominance of interventions where reflective practices promote leadership was found. However, social learning is equally present as a supplementary process, though less prevalent. Results show that leadership can be developed or improved through organizational interventions. The reduced number of studies eligible for this review emphasizes the need for additional research aiming to further the knowledge about the best practices to develop leadership in nursing. Thus, future research should expand the databases used to collect data, the time frame and eligible languages.2020-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94514http://hdl.handle.net/10316/94514TID:202704130porCarvalho, Bruno Alexandre Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:43:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:11.384981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
Interventions for the development of nursing leadership: A systematic literature review
title Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
intervenção
desenvolvimento
liderança
enfermagem
revisão de literatura
intervention
development
leadership
nursing
literature review
title_short Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
title_full Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
title_sort Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
author Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
author_facet Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv intervenção
desenvolvimento
liderança
enfermagem
revisão de literatura
intervention
development
leadership
nursing
literature review
topic intervenção
desenvolvimento
liderança
enfermagem
revisão de literatura
intervention
development
leadership
nursing
literature review
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94514
http://hdl.handle.net/10316/94514
TID:202704130
url http://hdl.handle.net/10316/94514
identifier_str_mv TID:202704130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027310956544