Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Tadeu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Antonino, Ribeiro, Esperança Jales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7717
Resumo: O atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.
id RCAP_d07644c077a46de0f09e6e4f49a6545b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.Ética inclusivaeducação física inclusivaeducação inclusivaética desportivaO atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.The current paradigm of the inclusive school demands from teaching professionals, particularly physical education teachers, in addition to mastering a theoretical and conceptual framework and specific intervention skills. At the same time, it also requires the adoption of a reflective intentionality based on ethical values. Given the above, this study aims to identify and understand the ethical principles that guide Portuguese physical education teachers when developing inclusive processes. 151 physical education teachers from different regions of Portugal participated in this study. The participants answered an online questionnaire, on the Google Forms platform, with open and closed questions, about the importance of values and ethics in the development of inclusive processes. Given the mixed nature of the study, data processing was carried out through descriptive statistical analysis and content analysis. The analysis of the results allowed us to identify that the principles, that describe the ethical orientation of physical education teachers regarding inclusion, are characterized by the following premises: i) care for the other; ii) respect for the other; iii) the search for a common good, and iv) personal and professional virtue as an axiom of praxis. In short, the link to an axiological ethical reference regarding inclusion from the physical education teachers seems to constitute a central pillar in the effectiveness and success of inclusion in physical educationRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCelestino, TadeuPereira, AntoninoRibeiro, Esperança Jales2023-04-12T11:20:11Z2022-122023-03-19T17:34:53Z2022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7717engcv-prod-3175727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-15T02:30:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:17.233317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
title Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
spellingShingle Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
Celestino, Tadeu
Ética inclusiva
educação física inclusiva
educação inclusiva
ética desportiva
title_short Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
title_full Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
title_fullStr Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
title_full_unstemmed Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
title_sort Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
author Celestino, Tadeu
author_facet Celestino, Tadeu
Pereira, Antonino
Ribeiro, Esperança Jales
author_role author
author2 Pereira, Antonino
Ribeiro, Esperança Jales
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Tadeu
Pereira, Antonino
Ribeiro, Esperança Jales
dc.subject.por.fl_str_mv Ética inclusiva
educação física inclusiva
educação inclusiva
ética desportiva
topic Ética inclusiva
educação física inclusiva
educação inclusiva
ética desportiva
description O atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-04-12T11:20:11Z
2023-03-19T17:34:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7717
url http://hdl.handle.net/10400.19/7717
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-3175727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573890580480