Paisagem. Ensino tradicional em mudança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramos, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9395
Resumo: Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino. Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares). Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem.
id RCAP_d0d2165127817ace7212911e02661ab8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Paisagem. Ensino tradicional em mudança?paisagemensinointerdisciplinaridadeprestação de serviços à comunidadeparticipaçãoUma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino. Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares). Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem.Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE2014-01-08T15:07:35Z2014-01-082013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9395http://hdl.handle.net/10174/9395porFreire, M. & Ramos, I. Paisagem. Ensino tradicional em mudança? In Actas da II International Conference Learning and Teaching in Higher Education and Learning Orchestration in Higher Education, Évora, 2013.978-989-96656-4-4DPAO, ICAAMmcmf@uevora.ptiar@uevora.pt202Freire, MariaRamos, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:12.943784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
title Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
spellingShingle Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
Freire, Maria
paisagem
ensino
interdisciplinaridade
prestação de serviços à comunidade
participação
title_short Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
title_full Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
title_fullStr Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
title_full_unstemmed Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
title_sort Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
author Freire, Maria
author_facet Freire, Maria
Ramos, Isabel
author_role author
author2 Ramos, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Maria
Ramos, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv paisagem
ensino
interdisciplinaridade
prestação de serviços à comunidade
participação
topic paisagem
ensino
interdisciplinaridade
prestação de serviços à comunidade
participação
description Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino. Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares). Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01T00:00:00Z
2014-01-08T15:07:35Z
2014-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9395
http://hdl.handle.net/10174/9395
url http://hdl.handle.net/10174/9395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, M. & Ramos, I. Paisagem. Ensino tradicional em mudança? In Actas da II International Conference Learning and Teaching in Higher Education and Learning Orchestration in Higher Education, Évora, 2013.
978-989-96656-4-4
DPAO, ICAAM
mcmf@uevora.pt
iar@uevora.pt
202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE
publisher.none.fl_str_mv Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136515790471168