Distorção como artifício ou estratégia : o problema do real no género de ficção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12060
Resumo: Integrada no âmbito da especialização em Cinema e Audiovisual do mestrado em Som e Imagem, o desenvolvimento da temática da corrente dissertação assume como o objetivo a reflexão em torno do processo de construção de significado que define o fenómeno cinematográfico enquanto ato de comunicação, tomando como enfoque da investigação o modo como este se efetiva em função da especificidade do cinema de ficção científica. Com efeito, pautando-se pela articulação entre investigações do campo da Psicologia da Arte e da Teoria de Cinema, o trabalho desenvolvido parte da análise em torno da dicotómica natureza fotográfica do cinema e o potencial de subjetividade que surge do ato interpretativo a que esse real irredutível é sujeito quando subordinado à constituição do objeto cinematográfico, mediada por fatores que lhe são externos. Desta forma, pretendeu-se abordar a influência do espetador – como agente ativo neste processo interpretativo – no âmbito da reflexão em torno da distorção que decorre da relação entre realidade e representação, que, por sua vez, surge como base da definição da expressão artística enquanto ato de comunicação (em particular, no Cinema). Com vista ao cumprimento destes objetivos, ao trabalho de investigação teórica foi, ainda e por um lado, acrescida a sua contextualização prática, que decorreu da elaboração de uma curta-metragem de ficção científica intitulada Entropia – sendo que, por outro lado, a recorrente exemplificação com referência a obras cinematográficas de ficção científica permitiu, igualmente, apontar, numa fase posterior do trabalho, para o potencial de instrumentalização a que este se sujeita; observação que, por sua vez, expande esta temática à possibilidade de abranger investigações futuras acerca dos paralelismos passíveis de serem estabelecidos entre filmes de ficção científica e filmes de propaganda, centrando novamente a reflexão em torno do tipo específico de comunicação que os caracteriza.
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