Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, João Pedro Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27613
Resumo: A presente dissertação aborda a relação entre turismo de nicho, imagem turística e marketing, procurando analisar em particular os impactos de uma das revistas de viagens, lifestyle e newtrends com maior penetração no mercado nacional, a revista Evasões, junto das empresas do sector do turismo de nicho em Portugal. Através da análise de conteúdo a mais de 6.500 artigos de 113 edições desta revista foi possível traçar tendências ao longo dos anos, possibilitando a perceção das oscilações que ocorreram na procura e oferta dos produtos de nicho em território nacional. As entrevistas semiestruturadas realizadas junto dos players do sector do turismo de nicho contribuíram para perceber que a comunicação da oferta turística junto dos media é benéfica para o aumento da visibilidade e notoriedade das empresas, uma vez que aumenta a procura por essa oferta. Apesar de existir uma consciencialização por parte das empresas sobre esses benefícios, ainda existe uma perceção difusa sobre os reais impactos de uma correta comunicação junto do potencial consumidor turístico.
id RCAP_d1da4456f44fcc926f7362629e5c7004
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõeturismo de nichoimagem turísticacomunicação turísticarevistas de viagensanálise de conteúdoA presente dissertação aborda a relação entre turismo de nicho, imagem turística e marketing, procurando analisar em particular os impactos de uma das revistas de viagens, lifestyle e newtrends com maior penetração no mercado nacional, a revista Evasões, junto das empresas do sector do turismo de nicho em Portugal. Através da análise de conteúdo a mais de 6.500 artigos de 113 edições desta revista foi possível traçar tendências ao longo dos anos, possibilitando a perceção das oscilações que ocorreram na procura e oferta dos produtos de nicho em território nacional. As entrevistas semiestruturadas realizadas junto dos players do sector do turismo de nicho contribuíram para perceber que a comunicação da oferta turística junto dos media é benéfica para o aumento da visibilidade e notoriedade das empresas, uma vez que aumenta a procura por essa oferta. Apesar de existir uma consciencialização por parte das empresas sobre esses benefícios, ainda existe uma perceção difusa sobre os reais impactos de uma correta comunicação junto do potencial consumidor turístico.This dissertation is about the relationship between niche tourism, touristic image and marketing, in the attempt to analyze the impacts of one of the travel, lifestyle and new trends magazines, with greater penetration in the national market, the Evasões magazine, in relationship with the niche tourism sector in Portugal. Through the content analysis of more than 6,500 articles from 113 editions of this magazine it was possible to trace trends over the years, giving a possibility to perceive the oscillations that occurred in the search and demand of certain niche products in the national territory. With the semi-structured interviews carried out with the operators of the niche tourism sector, it was possible to perceive that the communication of the tourist offer with the media is beneficial to increase the visibility and notoriety of the companies, increasing the demand for this offer. Although there is an awareness among companies about these benefits, there is still a diffuse perception about the real impacts of a correct communication on potential customers.Brito-Henriques, EduardoRepositório da Universidade de LisboaMateus, João Pedro Marques2017-05-08T12:46:28Z2017-04-212017-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27613TID:201690012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:01.237426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
title Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
spellingShingle Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
Mateus, João Pedro Marques
turismo de nicho
imagem turística
comunicação turística
revistas de viagens
análise de conteúdo
title_short Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
title_full Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
title_fullStr Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
title_full_unstemmed Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
title_sort Os media e o Turismo de nicho em Portugal: o caso da Revista Evasõe
author Mateus, João Pedro Marques
author_facet Mateus, João Pedro Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito-Henriques, Eduardo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, João Pedro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv turismo de nicho
imagem turística
comunicação turística
revistas de viagens
análise de conteúdo
topic turismo de nicho
imagem turística
comunicação turística
revistas de viagens
análise de conteúdo
description A presente dissertação aborda a relação entre turismo de nicho, imagem turística e marketing, procurando analisar em particular os impactos de uma das revistas de viagens, lifestyle e newtrends com maior penetração no mercado nacional, a revista Evasões, junto das empresas do sector do turismo de nicho em Portugal. Através da análise de conteúdo a mais de 6.500 artigos de 113 edições desta revista foi possível traçar tendências ao longo dos anos, possibilitando a perceção das oscilações que ocorreram na procura e oferta dos produtos de nicho em território nacional. As entrevistas semiestruturadas realizadas junto dos players do sector do turismo de nicho contribuíram para perceber que a comunicação da oferta turística junto dos media é benéfica para o aumento da visibilidade e notoriedade das empresas, uma vez que aumenta a procura por essa oferta. Apesar de existir uma consciencialização por parte das empresas sobre esses benefícios, ainda existe uma perceção difusa sobre os reais impactos de uma correta comunicação junto do potencial consumidor turístico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08T12:46:28Z
2017-04-21
2017-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27613
TID:201690012
url http://hdl.handle.net/10451/27613
identifier_str_mv TID:201690012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134361144000512