Aquisição da altura em vogais orais tónicas por falantes chineses aprendentes do Português Europeu como língua segunda
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51266 |
Resumo: | No processo de aquisição de uma língua não materna (doravante designada como L2), existem desafios fonéticos e fonológicos para os falantes nativos do Chinês Mandarim (CM) que aprendem a língua portuguesa, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e/ e /ɛ/, /o/ e /ɔ/ do Português Europeu (PE) (e.g. Wang, 1991; Castelo & Freitas, 2019). Por isso, com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas na aprendizagem das vogais do PE supramencionadas, em posição tónica, pelos alunos chineses, este trabalho investiga as produções de palavras-alvo contendo as vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em diferentes condições experimentais (tarefa de nomeação, tarefa de descrição, tarefa de repetição e tarefa de leitura) por três informantes chinesas que estudam português como L2 e com uma proficiência da língua de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Os resultados deste trabalho evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e/-/ɛ/ e /o/-/ɔ/, especialmente das vogais médias ([e], [o]) e da propriedade interna das vogais, o Grau de Altura. Assim, argumenta-se que a transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), os princípios universais e as caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) poderão condicionar o desempenho das informantes. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das vogais-alvo tónicas labiais [o, ɔ] do que das coronais [e, ɛ] e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na tarefa de descrição. Com base no desempenho das informantes e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a importância de uma instrução explícita específica das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/, aqui proposta por meio da elaboração de materiais didáticos. Tais propostas de materiais didáticos, baseados nos objetivos, focos e princípios do ensino de pronúncia, incluem algumas potenciais soluções para estas dificuldades na aquisição das vogais, contribuindo para o trabalho de ensino do PE como L2 na China. |
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Aquisição da altura em vogais orais tónicas por falantes chineses aprendentes do Português Europeu como língua segundaLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsLíngua portuguesa - VogaisLíngua portuguesa - PronúnciaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo processo de aquisição de uma língua não materna (doravante designada como L2), existem desafios fonéticos e fonológicos para os falantes nativos do Chinês Mandarim (CM) que aprendem a língua portuguesa, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e/ e /ɛ/, /o/ e /ɔ/ do Português Europeu (PE) (e.g. Wang, 1991; Castelo & Freitas, 2019). Por isso, com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas na aprendizagem das vogais do PE supramencionadas, em posição tónica, pelos alunos chineses, este trabalho investiga as produções de palavras-alvo contendo as vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em diferentes condições experimentais (tarefa de nomeação, tarefa de descrição, tarefa de repetição e tarefa de leitura) por três informantes chinesas que estudam português como L2 e com uma proficiência da língua de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Os resultados deste trabalho evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e/-/ɛ/ e /o/-/ɔ/, especialmente das vogais médias ([e], [o]) e da propriedade interna das vogais, o Grau de Altura. Assim, argumenta-se que a transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), os princípios universais e as caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) poderão condicionar o desempenho das informantes. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das vogais-alvo tónicas labiais [o, ɔ] do que das coronais [e, ɛ] e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na tarefa de descrição. Com base no desempenho das informantes e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a importância de uma instrução explícita específica das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/, aqui proposta por meio da elaboração de materiais didáticos. Tais propostas de materiais didáticos, baseados nos objetivos, focos e princípios do ensino de pronúncia, incluem algumas potenciais soluções para estas dificuldades na aquisição das vogais, contribuindo para o trabalho de ensino do PE como L2 na China.When acquiring a non-native language (henceforth referred to as L2), there are some phonetic and phonological challenges for native speakers of Chinese Mandarin (CM) who learn Portuguese, one of the greatest difficulties is the acquisition of minimal pairs /e/ and /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in European Portuguese (EP) (e.g. Wang, 1991; Castelo & Freitas, 2019). For this reason, in order to identify the difficulties that the Chinese learners encounter when learning the aforementioned EP vowels in stressed position, this paper investigates the production of target words containing the vowels /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in different experimental conditions (naming task, description task, repetition task and reading task) by three Chinese participants who study EP as a L2 with level B2 (Common European Framework of Reference for Languages). The result of the tests shows the problematic acquisition of the vowel contrasts /e/- /ɛ/ and /o/-/ɔ/, especially of the middle vowels ([e], [o]) and the Degree of Height of the vowels. Therefore, we argue that the transfer from the first language (CM), the universal principles and the phonological property of the target language (EP) may affect the performance of the subjects. We also found that there were more correct productions of the target rounded vowels [o, ɔ] than of the coronal ones [e, ɛ] and better performance in the repetition task, reading task and naming task than in the description task. Based on the performance of the subjects and the assumptions of the reasons underlying, we defend the importance of a specific explicit instruction of the vowels, /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/, especially by means of elaboration of teaching materials. Such proposal of the teaching materials, based on the objectives, focuses and principles of pronunciation teaching, include some potential solutions to these difficulties during the acquisition of the vowels, contributing to the teaching of EP as a L2 in China.Freitas, Maria JoãoCastelo, AdelinaRepositório da Universidade de LisboaDuan, Hongrui2022-02-14T11:59:16Z2021-05-272021-02-272021-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51266TID:202885151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:55:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:35.027899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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