Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família: as conceções das crianças de um jardim de infância
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7765 |
Resumo: | O estudo de caso que se apresenta foi realizado num jardim de infância de Lisboa, com um grupo de 19 crianças entre os 5 e os 6 anos, e teve com objetivo compreender as suas representações e perspetivas face à realidade social e familiar da atualidade, geralmente estudadas através do olhar adulto. A partir de uma metodologia qualitativa, as conclusões remetem para a assunção, pelas crianças, de que as suas funções na família se centram no respeito pela ordem e superioridade adulta, numa lógica de conformismo associada à (ir)responsabilidade que relacionam à condição da infância. |
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Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família: as conceções das crianças de um jardim de infânciaInfânciaFamíliaJardim de infânciaChildhoodFamilyKindergartenO estudo de caso que se apresenta foi realizado num jardim de infância de Lisboa, com um grupo de 19 crianças entre os 5 e os 6 anos, e teve com objetivo compreender as suas representações e perspetivas face à realidade social e familiar da atualidade, geralmente estudadas através do olhar adulto. A partir de uma metodologia qualitativa, as conclusões remetem para a assunção, pelas crianças, de que as suas funções na família se centram no respeito pela ordem e superioridade adulta, numa lógica de conformismo associada à (ir)responsabilidade que relacionam à condição da infância.Abstract The present case study was carried out in a kindergarten in Lisbon with a group of 19 children between aged of 5-6. The aim was to understand their social representations and perspectives regarding the social and family reality of the present time, usually studied through the adult point of view. From a qualitative methodology, the conclusions refer to the assumption by the children that their functions in the family are centred on respect for adult order and superiority, in a logic of conformism related with the (ir)responsibility they relate to the condition of childhood.Facultad de Ciencias de la EducaciónRCIPLPereira, JoanaTomás, Catarina2017-12-21T10:56:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7765porPereira, J. & Tomás, C. (2017). Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família. As conceções das crianças de um jardim de infância. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 322-3252386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2828info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:39.915820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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