Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araman, Eliane Maria De Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Serrazina, Maria de Lurdes, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44391
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.
id RCAP_d283c0bca2551bf33dfce31dc1df37e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunosMathematical Reasoning in Elementary School: actions of two teachers when discussing tasks with their studentsRaciocínio matemáticoAções do professorProcessos de raciocínioEnsino básicoMathematical reasoningTeacher actionsReasoning processesElementary schoolEste artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.Repositório da Universidade de LisboaAraman, Eliane Maria De OliveiraSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2020-09-17T15:05:34Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44391porAraman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2020). Raciocínio matemático nos primeiros anos: Ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos. BOLEMA, 34(67), 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a051980-4415https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:56.886145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
Mathematical Reasoning in Elementary School: actions of two teachers when discussing tasks with their students
title Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
spellingShingle Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
Araman, Eliane Maria De Oliveira
Raciocínio matemático
Ações do professor
Processos de raciocínio
Ensino básico
Mathematical reasoning
Teacher actions
Reasoning processes
Elementary school
title_short Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
title_full Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
title_fullStr Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
title_full_unstemmed Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
title_sort Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
author Araman, Eliane Maria De Oliveira
author_facet Araman, Eliane Maria De Oliveira
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araman, Eliane Maria De Oliveira
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Ações do professor
Processos de raciocínio
Ensino básico
Mathematical reasoning
Teacher actions
Reasoning processes
Elementary school
topic Raciocínio matemático
Ações do professor
Processos de raciocínio
Ensino básico
Mathematical reasoning
Teacher actions
Reasoning processes
Elementary school
description Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17T15:05:34Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44391
url http://hdl.handle.net/10451/44391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2020). Raciocínio matemático nos primeiros anos: Ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos. BOLEMA, 34(67), 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05
1980-4415
https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134512563617792