Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44391 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos. |
id |
RCAP_d283c0bca2551bf33dfce31dc1df37e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/44391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunosMathematical Reasoning in Elementary School: actions of two teachers when discussing tasks with their studentsRaciocínio matemáticoAções do professorProcessos de raciocínioEnsino básicoMathematical reasoningTeacher actionsReasoning processesElementary schoolEste artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.Repositório da Universidade de LisboaAraman, Eliane Maria De OliveiraSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2020-09-17T15:05:34Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44391porAraman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2020). Raciocínio matemático nos primeiros anos: Ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos. BOLEMA, 34(67), 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a051980-4415https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:56.886145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos Mathematical Reasoning in Elementary School: actions of two teachers when discussing tasks with their students |
title |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
spellingShingle |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos Araman, Eliane Maria De Oliveira Raciocínio matemático Ações do professor Processos de raciocínio Ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Reasoning processes Elementary school |
title_short |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
title_full |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
title_fullStr |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
title_full_unstemmed |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
title_sort |
Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos |
author |
Araman, Eliane Maria De Oliveira |
author_facet |
Araman, Eliane Maria De Oliveira Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araman, Eliane Maria De Oliveira Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio matemático Ações do professor Processos de raciocínio Ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Reasoning processes Elementary school |
topic |
Raciocínio matemático Ações do professor Processos de raciocínio Ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Reasoning processes Elementary school |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, uma do 1.º ano e outra do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-17T15:05:34Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/44391 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/44391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2020). Raciocínio matemático nos primeiros anos: Ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos. BOLEMA, 34(67), 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05 1980-4415 https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134512563617792 |