O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Filipa Valinho Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115438
Resumo: Este estudo procura, através da análise de um estudo de caso do concelho de Porto de Mós, compreender a ligação entre Teatro Amador e o Público, a fim de compreender a influência do teatro amador na criação de público(s), como plataforma futura para o trabalho dos artistas e grupos profissionais. Partindo da análise bibliográfica, esta investigação foca definições como teatro amador, comunidade, público e a relação afetiva entre este e o artista/espetáculo em cena. Em termos metodológicos este estudo de caso foi desenvolvido através de entrevistas não estruturadas, de questionários escritos e de conversas com os intervenientes no caso de Porto de Mós. Através desta análise procura-se ainda identificar quais os caminhos para que o artista profissional consiga no seu percurso uma ligação e comunicação mais direta com o seu público a fim da fidelização deste.
id RCAP_d2c97203a9c3de32e2ab2b717bc601e3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)Teatro amadorPúblicoPorto de MósComunidadeAmateur theatrePublicCommunityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste estudo procura, através da análise de um estudo de caso do concelho de Porto de Mós, compreender a ligação entre Teatro Amador e o Público, a fim de compreender a influência do teatro amador na criação de público(s), como plataforma futura para o trabalho dos artistas e grupos profissionais. Partindo da análise bibliográfica, esta investigação foca definições como teatro amador, comunidade, público e a relação afetiva entre este e o artista/espetáculo em cena. Em termos metodológicos este estudo de caso foi desenvolvido através de entrevistas não estruturadas, de questionários escritos e de conversas com os intervenientes no caso de Porto de Mós. Através desta análise procura-se ainda identificar quais os caminhos para que o artista profissional consiga no seu percurso uma ligação e comunicação mais direta com o seu público a fim da fidelização deste.This study seeks, through the analysis of a case study in the municipality of Porto de Mós, to understand the connection between Amateur Theatre and the Public, in order to understand the influence of amateur theater in creating audiences, as a future platform for the work of artists and professional groups. Starting from the bibliographic analysis, this investigation focuses on definitions such as amateur theater, community, public and the affective relationship between this and the artist/show on stage. In methodological terms, this case study was developed through unstructured interviews, written questionnaires and conversations with the stakeholders in the case of Porto de Mós. Through these analyzes, it is also sought to identify the paths for the professional artist to achieve a more direct connection and communication with your audience in order to build their loyalty.Madeira, CláudiaRUNSoares, Inês Filipa Valinho Ribeiro2023-02-12T01:30:55Z2021-02-122020-09-232021-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115438TID:202677338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:00Zoai:run.unl.pt:10362/115438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:45.205429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
title O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
spellingShingle O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
Soares, Inês Filipa Valinho Ribeiro
Teatro amador
Público
Porto de Mós
Comunidade
Amateur theatre
Public
Community
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
title_full O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
title_fullStr O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
title_full_unstemmed O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
title_sort O Teatro Amador e o(s) Públicos: O caso de Porto de Mós. Qual a influência do teatro amador na criação de público(s)
author Soares, Inês Filipa Valinho Ribeiro
author_facet Soares, Inês Filipa Valinho Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Cláudia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Inês Filipa Valinho Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro amador
Público
Porto de Mós
Comunidade
Amateur theatre
Public
Community
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Teatro amador
Público
Porto de Mós
Comunidade
Amateur theatre
Public
Community
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este estudo procura, através da análise de um estudo de caso do concelho de Porto de Mós, compreender a ligação entre Teatro Amador e o Público, a fim de compreender a influência do teatro amador na criação de público(s), como plataforma futura para o trabalho dos artistas e grupos profissionais. Partindo da análise bibliográfica, esta investigação foca definições como teatro amador, comunidade, público e a relação afetiva entre este e o artista/espetáculo em cena. Em termos metodológicos este estudo de caso foi desenvolvido através de entrevistas não estruturadas, de questionários escritos e de conversas com os intervenientes no caso de Porto de Mós. Através desta análise procura-se ainda identificar quais os caminhos para que o artista profissional consiga no seu percurso uma ligação e comunicação mais direta com o seu público a fim da fidelização deste.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
2021-02-12
2021-02-12T00:00:00Z
2023-02-12T01:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115438
TID:202677338
url http://hdl.handle.net/10362/115438
identifier_str_mv TID:202677338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138038530441216