Relação Escola-Família de crianças com necessidades educativas especiais - perceção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Luísa Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9871
Resumo: Com esta pesquisa pretende-se entender as perceções dos professores relativamente à colaboração entre a escola e as famílias de crianças com NEE. A investigação parte do esclarecimento de alguns conceitos relacionados com o tema, apontando igualmente alguns estudos similares realizados noutros países. Assim, propuseram-se como objetivos: o entendimento que os professores têm sobre o PEI; as perceções que os professores têm sobre o envolvimento dos pais na avaliação, planificação e intervenção do PEI dos seus filhos; as diferenças entre as perceções de professores do ensino regular e de professores da educação especial; se o facto de o aluno possuir a medida CEI afeta as perceções de ambos os grupos docentes e as práticas dos professores de educação especial no envolvimento dos pais neste processo. Para cumprir estes objetivos procedeu-se a um estudo de natureza quantitativa, através de um questionário, como instrumento de recolha de dados, destinado aos professores do ensino regular (pré-escolar, 1º, 2º, e 3º ciclo do ensino básico e secundário) e da educação especial. A partir da análise dos dados recolhidos constatou-se que segundo os professores, a colaboração entre a escola e as famílias acontece e é benéfica para o desenvolvimento dos alunos com NEE, embora em alguns itens, as opiniões dos professores do ensino regular e da educação especial sejam significativamente diferentes, nomeadamente perante o facto de o aluno possuir a medida currículo especifico individual. No entanto, os professores sugerem que esta relação precisa de ser melhorada e deixam algumas sugestões para tornar este processo mais eficaz.
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