Visualização e interação em realidade virtual imersiva: modos de visualização para arquitetura: sistema VIARModes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coroado, Luís Miguel Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8799
Resumo: Os avanços tecnológicos e as ferramentas de representação associadas à arquitetura têm influenciado, ao longo do tempo, os processos de projeto. A complexidade associada aos projeto de arquitetura tornam cada vez mais necessário a integração das ferramentas digitais de visualização e avaliação das opções arquitetónicas. No âmbito da Realidade Virtual (RV), os Ambientes Virtuais Imersivos (AVI), em especial a tecnologia Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), apresentam-se como uma excelente ferramenta de visualização e interação para a visualização tridimensional dos objetos arquitetónicos, seja na discussão do projeto durante as várias etapas do processo de conceção (KUHLEN & BISCHOF, 2010, pp. 159,160) seja na apresentação/exposição do mesmo com efeito realístico. Por forma a facilitar a visualização, avaliação e conceção do projeto de arquitetura ao longo das diferentes fases de trabalho, é assim proposto a utilização de uma ferramenta de Realidade Virtual Imersiva (RVI). Com um conjunto de diferentes modos de visualização e respetivas funcionalidades, o sistema desenvolvido e descrito neste trabalho permite ao utilizador visualizar e interagir com um ambiente virtual á escala real, podendo navegar livremente e manipular diversas características do Ambiente Virtual (AV). Através do uso desta ferramenta pretende-se uma rápida representação do projeto em determinado estágio de desenvolvimento, adequando progressivamente esta representação à necessidade de informação sobre o projeto com uma usabilidade amigável e apelativa. Para provar a eficácia deste sistema no desenvolvimento do projeto de arquitetura e esclarecer em que fases da sua conceção se torna mais útil a utilização das diferentes funcionalidades que a integram, foi realizado um estudo de satisfação e usabilidade, provando na viabilidade desta tecnologia como ferramenta a integrar no processo de projeto. A experimentação desta tecnologia foi testada quer com um edifício para caso de estudo quer com o projeto desenvolvido na vertente prática de Projeto Final de Arquitetura (PFA) de modo a avaliar de que forma esta tecnologia pode auxiliar o seu desenvolvimento.
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No âmbito da Realidade Virtual (RV), os Ambientes Virtuais Imersivos (AVI), em especial a tecnologia Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), apresentam-se como uma excelente ferramenta de visualização e interação para a visualização tridimensional dos objetos arquitetónicos, seja na discussão do projeto durante as várias etapas do processo de conceção (KUHLEN & BISCHOF, 2010, pp. 159,160) seja na apresentação/exposição do mesmo com efeito realístico. Por forma a facilitar a visualização, avaliação e conceção do projeto de arquitetura ao longo das diferentes fases de trabalho, é assim proposto a utilização de uma ferramenta de Realidade Virtual Imersiva (RVI). Com um conjunto de diferentes modos de visualização e respetivas funcionalidades, o sistema desenvolvido e descrito neste trabalho permite ao utilizador visualizar e interagir com um ambiente virtual á escala real, podendo navegar livremente e manipular diversas características do Ambiente Virtual (AV). Através do uso desta ferramenta pretende-se uma rápida representação do projeto em determinado estágio de desenvolvimento, adequando progressivamente esta representação à necessidade de informação sobre o projeto com uma usabilidade amigável e apelativa. Para provar a eficácia deste sistema no desenvolvimento do projeto de arquitetura e esclarecer em que fases da sua conceção se torna mais útil a utilização das diferentes funcionalidades que a integram, foi realizado um estudo de satisfação e usabilidade, provando na viabilidade desta tecnologia como ferramenta a integrar no processo de projeto. A experimentação desta tecnologia foi testada quer com um edifício para caso de estudo quer com o projeto desenvolvido na vertente prática de Projeto Final de Arquitetura (PFA) de modo a avaliar de que forma esta tecnologia pode auxiliar o seu desenvolvimento.The technological advances and the representation tools associated to architecture have influenced throughout the time the design process. The complexity associated to architectural design makes it necessary to integrate digital tools for representation, visualization and evaluation of design solutions. In the context of Virtual Reality (VR), the Immersive Virtual Environments (IVE), in particular the Cave Automatic Virtual Environment (CAVE) technology, are presented as an excellent tool for visualization and interaction for the three-dimensional representation of architectural objects, either in discussion of 3D models during various stages of the design process (KUHLEN & BISCHOF, 2010) or in the presentation / exhibition of virtual models with realistic effects. In order to support the stages of design on it visualization, evaluation and conception, this work proposes the use of a Immersive Virtual Reality (IVR) system tool. With a set of different visualization modes and interaction processes, the system developed and described in this work allows a designer to visualize and interact with the proposed architectural design in a Virtual Environment (VE) system in real scale. The designer is free to navigate and manipulate several characteristics of the design that were implemented to aid the development of the design process. This tool aims at enabling a quick representation of the design at all the stages of its development, gradually adapting the representation to the information needed at each stage. To prove the effectiveness of this system throughout the design process and clarify in which project phases becomes more useful to use the different features that integrate this technology, a satisfaction and usability test was done. This evaluation study proved the viability of the technology as a tool useful in the design process. The experimentation of this technology was tested with either a building for case study or the practical project developed in Final Project Architecture (PFA) in order to assess how this technology can help your development.2015-04-13T13:31:27Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8799TID:201083906porCoroado, Luís Miguel Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:12.220612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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