Turismo, património e interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Franca, Margarida, Santos, Maria da Graça Mouga Poças, Vieira, Ricardo, Ferreira, Bruno
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8782
Resumo: Este livro agrega vários capítulos, unidos sobre a temática geral do turismo, património e interculturalidade. São três conceitos que se cruzam, no contexto das sociedades em que vivemos neste século XXI. São, também, centrais na conjuntura sociocultural atual, uma vez que constituem produtos e, simultanemante, produtores da globalização. As origens do turismo, tal como o concebemos na atualidade, remontam aos séculos XVIII e XIX. O turismo deve o seu desenvolvimento ao aparecimento de uma modernidade assente no novo quadro iluminista, em que a partir do paradigma técnico-científico, as atividades económicas tiveram um desenvolvimento sem precedentes, transformando a acumulação de capital e o tempo livre, em bens ao alcance das massas populacionais. A partir daqui, desenvolvem-se as viagens turísticas incrementando, num movimento sem precedentes, os contactos interculturais. Todo o tipo de turismo, cultural, balnear, ou outro, acaba por envolver encontros entre populações diversas, cujas marcas identitárias estão gravadas no seu património cultural, material ou imaterial. O conceito de património cultural é, também, moderno e surge no século XVII, como ferramenta desenvolvida e utilizada pelas elites políticas, que o passam a utilizar para construir a noção de identidade nacional e da cidadania.
id RCAP_d3513afacfeb3dc910b15e2d0458d1fc
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo, património e interculturalidadeEste livro agrega vários capítulos, unidos sobre a temática geral do turismo, património e interculturalidade. São três conceitos que se cruzam, no contexto das sociedades em que vivemos neste século XXI. São, também, centrais na conjuntura sociocultural atual, uma vez que constituem produtos e, simultanemante, produtores da globalização. As origens do turismo, tal como o concebemos na atualidade, remontam aos séculos XVIII e XIX. O turismo deve o seu desenvolvimento ao aparecimento de uma modernidade assente no novo quadro iluminista, em que a partir do paradigma técnico-científico, as atividades económicas tiveram um desenvolvimento sem precedentes, transformando a acumulação de capital e o tempo livre, em bens ao alcance das massas populacionais. A partir daqui, desenvolvem-se as viagens turísticas incrementando, num movimento sem precedentes, os contactos interculturais. Todo o tipo de turismo, cultural, balnear, ou outro, acaba por envolver encontros entre populações diversas, cujas marcas identitárias estão gravadas no seu património cultural, material ou imaterial. O conceito de património cultural é, também, moderno e surge no século XVII, como ferramenta desenvolvida e utilizada pelas elites políticas, que o passam a utilizar para construir a noção de identidade nacional e da cidadania.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineMagalhães, Fernando Paulo OliveiraFranca, MargaridaSantos, Maria da Graça Mouga PoçasVieira, RicardoFerreira, Bruno2023-09-08T13:34:02Z2023-082023-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8782por978-989-8797-98-810.25766/f1w3-fd08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T02:30:50Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:26.170830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo, património e interculturalidade
title Turismo, património e interculturalidade
spellingShingle Turismo, património e interculturalidade
Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
title_short Turismo, património e interculturalidade
title_full Turismo, património e interculturalidade
title_fullStr Turismo, património e interculturalidade
title_full_unstemmed Turismo, património e interculturalidade
title_sort Turismo, património e interculturalidade
author Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
author_facet Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
Franca, Margarida
Santos, Maria da Graça Mouga Poças
Vieira, Ricardo
Ferreira, Bruno
author_role author
author2 Franca, Margarida
Santos, Maria da Graça Mouga Poças
Vieira, Ricardo
Ferreira, Bruno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
Franca, Margarida
Santos, Maria da Graça Mouga Poças
Vieira, Ricardo
Ferreira, Bruno
description Este livro agrega vários capítulos, unidos sobre a temática geral do turismo, património e interculturalidade. São três conceitos que se cruzam, no contexto das sociedades em que vivemos neste século XXI. São, também, centrais na conjuntura sociocultural atual, uma vez que constituem produtos e, simultanemante, produtores da globalização. As origens do turismo, tal como o concebemos na atualidade, remontam aos séculos XVIII e XIX. O turismo deve o seu desenvolvimento ao aparecimento de uma modernidade assente no novo quadro iluminista, em que a partir do paradigma técnico-científico, as atividades económicas tiveram um desenvolvimento sem precedentes, transformando a acumulação de capital e o tempo livre, em bens ao alcance das massas populacionais. A partir daqui, desenvolvem-se as viagens turísticas incrementando, num movimento sem precedentes, os contactos interculturais. Todo o tipo de turismo, cultural, balnear, ou outro, acaba por envolver encontros entre populações diversas, cujas marcas identitárias estão gravadas no seu património cultural, material ou imaterial. O conceito de património cultural é, também, moderno e surge no século XVII, como ferramenta desenvolvida e utilizada pelas elites políticas, que o passam a utilizar para construir a noção de identidade nacional e da cidadania.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08T13:34:02Z
2023-08
2023-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8782
url http://hdl.handle.net/10400.8/8782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8797-98-8
10.25766/f1w3-fd08
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137005791084544