A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1561 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_d3b68a461930d3bb8812852d449d39d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágioAprendizagem da escritaCiclo de escritaPlanificaçãoUnidade didáticaPrática supervisionadaRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de Prática Supervisionada é um período de experiências, de procura de estratégias, de técnicas, de métodos e materiais diferenciados para que aconteça na sala de aula um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma primeira oportunidade para o acompanhamento de uma turma e da procura constante de formas para motivar os alunos, para aprender, de os orientar e, sobretudo, de nós próprios aprendermos. A investigação acontece no âmbito da Prática Supervisionada e prende-se sobretudo com a importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico, incidindo a análise especificamente na fase da planificação. O estudo tem por base o entendimento que os Programas de Português fazem da escrita e do que se pretende que aconteça nas escolas do 1º ciclo neste âmbito – escrita é “o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e transliguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto) ” (2009:16). A investigação realizada tomou a forma de um estudo de caso, em que o caso é a turma onde decorreu o período de Prática Supervisionada. O ponto de partida para o estudo é a aplicação e desenvolvimento de dois ciclos de escrita completos na turma em questão. As técnicas e instrumentos de recolha de dados a que se recorre são a observação participante, pesquisa e notas de campo, registos fotográficos, entrevista, inquéritos por questionário, a produção de recursos destinados à aplicação dos ciclos de escrita e as produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo são os alunos da turma e a professora titular da turma (professora cooperante). Os resultados do estudo permitem verificar que a fase de planificação constitui um momento de grande importância no que respeita à elaboração de um texto e que quando esta acontece com níveis de qualidade, esta terá repercussões bastante positivas na efetiva construção de um texto.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLeitão, Tânia Antunes2012-12-04T16:43:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1561porLEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.672937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
title |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
spellingShingle |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio Leitão, Tânia Antunes Aprendizagem da escrita Ciclo de escrita Planificação Unidade didática Prática supervisionada |
title_short |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
title_full |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
title_fullStr |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
title_sort |
A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio |
author |
Leitão, Tânia Antunes |
author_facet |
Leitão, Tânia Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Tânia Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da escrita Ciclo de escrita Planificação Unidade didática Prática supervisionada |
topic |
Aprendizagem da escrita Ciclo de escrita Planificação Unidade didática Prática supervisionada |
description |
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-04T16:43:52Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1561 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787882205184 |