A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Tânia Antunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1561
Resumo: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
id RCAP_d3b68a461930d3bb8812852d449d39d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágioAprendizagem da escritaCiclo de escritaPlanificaçãoUnidade didáticaPrática supervisionadaRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de Prática Supervisionada é um período de experiências, de procura de estratégias, de técnicas, de métodos e materiais diferenciados para que aconteça na sala de aula um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma primeira oportunidade para o acompanhamento de uma turma e da procura constante de formas para motivar os alunos, para aprender, de os orientar e, sobretudo, de nós próprios aprendermos. A investigação acontece no âmbito da Prática Supervisionada e prende-se sobretudo com a importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico, incidindo a análise especificamente na fase da planificação. O estudo tem por base o entendimento que os Programas de Português fazem da escrita e do que se pretende que aconteça nas escolas do 1º ciclo neste âmbito – escrita é “o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e transliguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto) ” (2009:16). A investigação realizada tomou a forma de um estudo de caso, em que o caso é a turma onde decorreu o período de Prática Supervisionada. O ponto de partida para o estudo é a aplicação e desenvolvimento de dois ciclos de escrita completos na turma em questão. As técnicas e instrumentos de recolha de dados a que se recorre são a observação participante, pesquisa e notas de campo, registos fotográficos, entrevista, inquéritos por questionário, a produção de recursos destinados à aplicação dos ciclos de escrita e as produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo são os alunos da turma e a professora titular da turma (professora cooperante). Os resultados do estudo permitem verificar que a fase de planificação constitui um momento de grande importância no que respeita à elaboração de um texto e que quando esta acontece com níveis de qualidade, esta terá repercussões bastante positivas na efetiva construção de um texto.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLeitão, Tânia Antunes2012-12-04T16:43:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1561porLEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.672937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
title A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
spellingShingle A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
Leitão, Tânia Antunes
Aprendizagem da escrita
Ciclo de escrita
Planificação
Unidade didática
Prática supervisionada
title_short A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
title_full A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
title_fullStr A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
title_full_unstemmed A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
title_sort A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
author Leitão, Tânia Antunes
author_facet Leitão, Tânia Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Tânia Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da escrita
Ciclo de escrita
Planificação
Unidade didática
Prática supervisionada
topic Aprendizagem da escrita
Ciclo de escrita
Planificação
Unidade didática
Prática supervisionada
description Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04T16:43:52Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1561
url http://hdl.handle.net/10400.11/1561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787882205184