Fatores que influenciam o desempenho académico no curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8345
Resumo: Introdução e objetivos: Nos dias de hoje, em que o ambiente competitivo, no ensino superior e fora deste, é extremamente elevado, a boa performance académica é um tema muito debatido. Assim, o desempenho académico e os seus determinantes têm vindo a ser estudados, pois ao entender quais são os fatores que os influenciam, torna-se possível implementar novas medidas, de modo a auxiliar os estudantes da melhor forma. O propósito desta investigação é estudar o impacto que a mudança de residência dos estudantes que ingressam no curso de Medicina tem no seu desempenho académico. Pretende-se também perceber quais são as dificuldades que estes estudantes antecipam ter ao ingressar no ensino superior e também se essas mesmas dificuldades se relacionam com a nacionalidade dos alunos. Métodos: Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário sóciodemográfico aos alunos do 1º ano de medicina da UBI, que ingressaram no ano letivo 2015/2016. Estes dados, bem como os resultados do desempenho académico destes estudantes no 1º ano, fazem parte de bases de dados propriedade da FCS e foram cedidos de forma anónima e confidencial. Para o seu tratamento recorreu-se, em primeiro lugar, à estatística descritiva (frequências, médias e desvios-padrão), de modo a descrever a amostra em estudo. Posteriormente, recorreu-se a alguns métodos de inferência estatística (teste-t de student para amostras independentes, teste de Mann-Whitney e Teste exato de Fisher, tendo sido considerados significativos os valores de p <0,05. Resultados: Da população alvo, constituída por 179 estudantes, 132 (73,7%) responderam ao questionário sociodemográfico e deram o seu consentimento livre e informado. Verificou-se que os estudantes do 1º ano de medicina da UBI que mudaram de residência apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que não o fizeram. Já os alunos oriundos das regiões autónomas apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que residem no continente. No entanto, estas variáveis não apresentaram uma influência significativa no desempenho académico dos alunos (p-value > 0,05). Relativamente às dificuldades/problemas que os alunos anteciparam ter ao ingressar no ensino superior, as mais antecipados foram “14-Ter saudades da família/amigos de sempre/namorado (a)”, “4-Gerir as minhas atividades e o meu tempo”, “3-Ter bons resultados nos meus exames” e “2-Aprender os conteúdos das disciplinas”, enquanto que a menos valorizada foi “11-Manter o interesse pelos conteúdos das disciplinas”. Quando analisada a relação entre as dificuldades antecipadas e o desempenho académico dos estudantes, observou-se que as dificuldades “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” e “8-Psicológicos (isolamento, ansiedade, depressão) ” são aquelas que influenciaram significativamente o seu desempenho académico (p-value < 0,05). Constatou-se ainda que a nacionalidade dos estudantes está relacionada com a forma como os alunos antecipam a dificuldade “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” (p-value < 0,05). Conclusão: Deste estudo pode-se concluir que a identificação dos fatores que podem afetar o desempenho académico dos alunos, ao longo do seu percurso formativo, é fundamental, uma vez que permite compreender o perfil dos alunos e o modo como este afeta o desempenho académico dos mesmos. Isso proporcionará aos professores universitários parâmetros e conhecimentos específicos sobre a relação perfil do aluno-curso, de modo a que estes possam agir e ajudar de forma mais precisa.
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spelling Fatores que influenciam o desempenho académico no curso de medicinaDesempenho AcadémicoEducação Médica.Estudantes MedicinaMudança de ResidênciaUbiDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução e objetivos: Nos dias de hoje, em que o ambiente competitivo, no ensino superior e fora deste, é extremamente elevado, a boa performance académica é um tema muito debatido. Assim, o desempenho académico e os seus determinantes têm vindo a ser estudados, pois ao entender quais são os fatores que os influenciam, torna-se possível implementar novas medidas, de modo a auxiliar os estudantes da melhor forma. O propósito desta investigação é estudar o impacto que a mudança de residência dos estudantes que ingressam no curso de Medicina tem no seu desempenho académico. Pretende-se também perceber quais são as dificuldades que estes estudantes antecipam ter ao ingressar no ensino superior e também se essas mesmas dificuldades se relacionam com a nacionalidade dos alunos. Métodos: Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário sóciodemográfico aos alunos do 1º ano de medicina da UBI, que ingressaram no ano letivo 2015/2016. Estes dados, bem como os resultados do desempenho académico destes estudantes no 1º ano, fazem parte de bases de dados propriedade da FCS e foram cedidos de forma anónima e confidencial. Para o seu tratamento recorreu-se, em primeiro lugar, à estatística descritiva (frequências, médias e desvios-padrão), de modo a descrever a amostra em estudo. Posteriormente, recorreu-se a alguns métodos de inferência estatística (teste-t de student para amostras independentes, teste de Mann-Whitney e Teste exato de Fisher, tendo sido considerados significativos os valores de p <0,05. Resultados: Da população alvo, constituída por 179 estudantes, 132 (73,7%) responderam ao questionário sociodemográfico e deram o seu consentimento livre e informado. Verificou-se que os estudantes do 1º ano de medicina da UBI que mudaram de residência apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que não o fizeram. Já os alunos oriundos das regiões autónomas apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que residem no continente. No entanto, estas variáveis não apresentaram uma influência significativa no desempenho académico dos alunos (p-value > 0,05). Relativamente às dificuldades/problemas que os alunos anteciparam ter ao ingressar no ensino superior, as mais antecipados foram “14-Ter saudades da família/amigos de sempre/namorado (a)”, “4-Gerir as minhas atividades e o meu tempo”, “3-Ter bons resultados nos meus exames” e “2-Aprender os conteúdos das disciplinas”, enquanto que a menos valorizada foi “11-Manter o interesse pelos conteúdos das disciplinas”. Quando analisada a relação entre as dificuldades antecipadas e o desempenho académico dos estudantes, observou-se que as dificuldades “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” e “8-Psicológicos (isolamento, ansiedade, depressão) ” são aquelas que influenciaram significativamente o seu desempenho académico (p-value < 0,05). Constatou-se ainda que a nacionalidade dos estudantes está relacionada com a forma como os alunos antecipam a dificuldade “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” (p-value < 0,05). Conclusão: Deste estudo pode-se concluir que a identificação dos fatores que podem afetar o desempenho académico dos alunos, ao longo do seu percurso formativo, é fundamental, uma vez que permite compreender o perfil dos alunos e o modo como este afeta o desempenho académico dos mesmos. Isso proporcionará aos professores universitários parâmetros e conhecimentos específicos sobre a relação perfil do aluno-curso, de modo a que estes possam agir e ajudar de forma mais precisa.Introduction and purposes: Nowadays, when competitiveness is extremely high both in high education environments and outside of them, good academic performance is a much debated subject. Therefore, academic performance and its determining factors have been studied so as to understand which aspects influence it and, consequently, implement new measures to effectively help students. The aim of this study work is to study the impact that the change of residence has in the academic performance of Medicine students. It was also studied which difficulties the aforementioned students expect when they are accepted in college, and if those difficulties are related to the students’ nationality. Methods: The data was obtained through a socio-demographic survey which was administered to first year students who started the Medicine degree in UBI in the school year 2015/2016. . This data and the results of the students’ academic performances belong to FCS’s databases and were granted anonymously and confidentially. The processing of the data was made, firstly, using descriptive statistics (frequencies, averages and standard deviations) with the goal of describing the study sample. Afterwards, some statistical inference methods were used (Student’s t-Test for independent samples, Mann-Whitney U Test and Fisher’s Exact Test), from which were considered significant the values of p <0,05. Results: Out of the target population, which was made up of 179 students, 132 of them (73.7%) replied to the socio-demographic questionnaire and gave their free and informed consent. It was ascertained that the freshmen Medicine students in UBI who changed their residence obtained slightly higher first-year average grades than the ones who did not do it. The students who came from the Autonomous Regions of Portugal achieved a slightly higher first-year average than the ones who resided in mainland Portugal. However, these variables did not show a significant influence in the students’ academic performance (p-value > 0,05). As to the difficulties and problems which the students anticipated to experience when starting their higher education, the most expected ones were “14 – To miss family/friends/partner”, “4 – To manage my activities and my time”, “3 – To get good grades in my exams” and “2 – To learn the content of the subjects”. The difficulty/problem less valued was “11 – To maintain interest in the content of the subjects”. After analyzing the relation between the expected difficulties and the students’ academic performance, it was perceived that the difficulties “1 – To bear the day-to-day expenses” and “8 – Psychological (isolation, anxiety, depression)” were the ones which significantly influenced the students’ academic performance (p-value < 0,05). It was also verified that the students’ nationality is related to the way how they anticipate the difficulty “1 – To bear the day-to-day expenses” (p-value < 0,05). Lastly, the most anticipated difficulties/problems were “14 – To miss family/friends/partner”, “4 – To manage my activities and my time”, “3 – To get good grades in my exams” and “2 – To learn the content of the subjects”. The difficulty/problem less valued was “11 – To maintain interest in the content of the subjects”. Conclusion: It can be concluded from this study that the recognition of the factors which can affect the students’ academic performance throughout their academic course is fundamental, since it allows us to understand the students’ profile and the way that it affects their academic performance. That information will provide college professors with parameters and specific knowledge on the profile relationship student-degree, so that they can behave and help in a more accurate way.Neto, Isabel Maria FernandesNunes, Célia Maria PintouBibliorumSilva, Jessica da2020-01-15T17:06:11Z2018-05-162018-04-32018-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8345TID:202362485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:41.963478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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