A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobias, Dora Alexandra Colaço
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8041
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_d3dc2e24ba2425fe265d93ecf00fdbe1
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análiseEducação pré-escolarIdade pré-escolarDesenvolvimento linguísticoFonologiaPalavrasSílabasInstrumentos de avaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente estudo é resultado da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Intitulado “A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento de análise”, o nosso estudo permite-nos identificar e compreender os níveis de desenvolvimento fonológico de um grupo de crianças, recorrendo a um instrumento de análise da consciência fonológica. Este estudo desenvolveu-se com um grupo de vinte crianças em idade pré-escolar, de quatro e cinco anos, numa instituição de rede particular na cidade de Faro. O relatório encontra-se subdividido em duas partes: na primeira estabelecemos o enquadramento teórico, abordando não só os diversos estudos realizados no ensino da decifração, mas também os níveis de desenvolvimento fonológico, tentando situar cronologicamente as habilidades fonológicas das crianças. Na segunda parte, identificamos e justificamos a metodologia a que recorremos, e apresentamos o percurso de construção do instrumento de análise e a sua implementação. Os dados recolhidos foram apresentados e descritos, considerando as variáveis idade, sexo e níveis de desenvolvimento fonológico. Os principais resultados confirmam que a consciência fonológica da criança evolui com a idade, e que a consciência silábica é o nível de consciência fonológica onde as crianças têm mais sucesso. O presente relatório foi construído para ajudar no desenvolvimento da consciência crítica ao longo do curso de Mestrado, e apara servir como referência para práticas futuras. Permite uma reflexão sobre a importância da consciência fonológica no desenvolvimento das crianças, e mostrar o quão importante é proporcionar-lhes atividades deste tipo.Lopes, António Manuel BernardoFernandes, Maria Alice Ribeiro de Sá TeixeiraSapientiaTobias, Dora Alexandra Colaço2016-04-20T14:47:10Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8041TID:202258874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.519078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
title A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
spellingShingle A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
Tobias, Dora Alexandra Colaço
Educação pré-escolar
Idade pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Fonologia
Palavras
Sílabas
Instrumentos de avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
title_full A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
title_fullStr A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
title_full_unstemmed A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
title_sort A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
author Tobias, Dora Alexandra Colaço
author_facet Tobias, Dora Alexandra Colaço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, António Manuel Bernardo
Fernandes, Maria Alice Ribeiro de Sá Teixeira
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Tobias, Dora Alexandra Colaço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Idade pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Fonologia
Palavras
Sílabas
Instrumentos de avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Idade pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Fonologia
Palavras
Sílabas
Instrumentos de avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-20T14:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8041
TID:202258874
url http://hdl.handle.net/10400.1/8041
identifier_str_mv TID:202258874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227489689600