Formação profissional numa empresa de ostreicultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26565 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_d3eee21d61621e95004f1a139c58f5a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/26565 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação profissional numa empresa de ostreiculturaFormação profissional contínuaCompetênciasSaberesTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Neste trabalho apresentamos um Plano de Formação para os trabalhadores de uma empresa de ostreicultura. Este plano visa solucionar o problema detetado pela própria empresa a qual não detem um Plano de Formação adequado às necessidades dos seus trabalhadores e que lhes potencie a aquisição de competências e conhecimentos essenciais ao seu desempenho profissional. Por conseguinte, fundamentado no diagnóstico de necessidades efetuado, definiu-se o perfil profissional do técnico de aquicultura da empresa. Este perfil profissional nomeia as atividades que os técnicos devem desempenhar, assim como, as competências que se procura que os trabalhadores apresentem. Estas estão organizadas segundo os três domínios de saberes: saber, saber-fazer e saber ser. Este perfil profissional, bem como as características dos funcionários e da empresa foram a base para a elaboração deste plano de formação, que pretende suprimir as necessidades dos trabalhadores, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências essenciais ao seu desempenho diário. Os objetivos pedagógicos definidos neste plano de formação visam, assim, o saber em uso, têm em vista a definição de capacidades e competências necessárias à ação. Ao promover esse desenvolvimento profissional, pretende-se não só tornar o trabalho mais eficiente, mas desenvolver nos trabalhadores competências passíveis de serem aplicadas na atual função que desempenham, bem como noutras que possam vir a desempenhar, futuramente.In this work we present a training plan for employees of an oyster farming company. This plan aims to solve the problem detected by the company which does not have a plan of appropriate training needs of their employees, and that will enhance them to acquire skills and knowledge essential to their professional performance. Therefore, based on the needs diagnosis made, was defined the professional profile aquaculture technician of the company. This professional profile names the activities that technicians must perform as well as the skills that are looking for workers present. Those skills are organized according to the three domains of knowledge: knowledge, know-how and know how to be. This professional profile as well as the characteristics of the employees and the company were the basis for the development of this training program, which aims to abolish the workers' needs, allowing them to develop key skills to their daily performance. The pedagogical aims of this training plan are thus intended to knowledge in use, they have a view to developing capabilities and skills needed for action. By promoting this professional development is intended to not only make the work more efficient, but develop the skills workers that can be applied in the current function they perform as well as other that might play in the future.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCabrita, Magda Cristina Figueira, 1977-2017-02-17T16:40:46Z20162016-10-142016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26565TID:201912821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:13.216954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
title |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
spellingShingle |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura Cabrita, Magda Cristina Figueira, 1977- Formação profissional contínua Competências Saberes Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
title_full |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
title_fullStr |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
title_full_unstemmed |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
title_sort |
Formação profissional numa empresa de ostreicultura |
author |
Cabrita, Magda Cristina Figueira, 1977- |
author_facet |
Cabrita, Magda Cristina Figueira, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrita, Magda Cristina Figueira, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional contínua Competências Saberes Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação profissional contínua Competências Saberes Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-14 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-17T16:40:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/26565 TID:201912821 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/26565 |
identifier_str_mv |
TID:201912821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134349143048192 |