Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13418 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento em torno de uma dimensão ainda relativamente oculta da interface entre o ensino superior e o desenvolvimento territorial: a mobilidade universitária internacional. Esta temática assume particular relevância perante as incertezas de um presente marcado pela redefinição das condições e contextos de procura de ensino superior em Portugal, ao mesmo tempo que se afirmam as certezas em torno de um futuro onde não faltarão os incentivos à mobilidade e captação de estudantes estrangeiros por parte dessas mesmas instituições, como aliás deixa adivinhar a publicação recente do “Estatuto do Estudante Internacional” (DL n.º 36/2014 de 10 de Março). Como base de discussão, exploram-se aqui os principais resultados de um projeto de iniciação à investigação científica, desenvolvido na Universidade de Évora (Portugal, sul da Europa), com o objetivo geral de compreender, em perspetiva sociológica, o lugar das tecnologias da informação e comunicação na construção da vida pessoal à distância de indivíduos em situação de mobilidade universitária internacional. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário eletrónico aplicado em Dezembro de 2013 a uma amostra de estudantes, professores e investigadores à data a estudar, lecionar ou investigar na Universidade de Évora, posteriormente submetidos a uma análise estatística e qualitativa de conteúdo. A apresentação e discussão de resultados centrar-se-á de modo particular sobre o perfil de mobilidade dos inquiridos, nomeadamente, a sua caracterização sociodemográfica, assim como as motivações e avaliação da experiência de mobilidade na Universidade e cidade de Évora. No final, esperamos que este estudo de caso permita repensar criticamente o lugar das instituições de ensino superior nas regiões em que estão localizadas, em geral, e nas cidades médias em particular, contribuindo desse modo para uma perspetiva mais alargada e global no estudo do ensino superior em Portugal. |
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