Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Luísa Álvares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28235
Resumo: Este artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
id RCAP_d4235edb3d4f076fa167bcde2d591325
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosEscrever para aprenderExposição escritaEnsino básicoGéneros textuaisWrite to learnWritten expositionCompulsory educationText genreEscribir para aprenderExposición escritaEducación básicaGéneros textualesEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.This article focuses on the issue of writing as a knowledge construction object and highlights the importance of teacher mediation on the learning of this type of writing. The goal of this text is to present some results from a study that initially analysed the conceptions and practices of teachers from each of the three cycles of Portuguese compulsory education (K-1 to K-9), and, afterwards, the activities of information selection and of writing an expository text by students from a fourth grade class (K-4). Results show a lack of specific criteria in evaluating writing and the use of writing instructions that are insufficient in guiding the students to write a specific text (genre). On the students’ part, they revealed difficulties in both information selection and in the production of the requested genre, since their final text presents a collage of texts, without the textual configuration required by the genre.Este artículo se basa en el asunto de la escritura como instrumento en la construcción del conocimiento y resalta la importancia de los profesores en su papel de mediadores del aprendizaje. El propósito de este trabajo es presentar algunos resultados de un estudio en el cuál se analiza, en un primer momento, las concepciones y prácticas de los profesores de los tres ciclos de la educación básica y, posteriormente, las actividades de selección de la información y de escritura de una exposición por parte de alumnos de una clase de cuarto grado. Los resultados muestran una ausencia de criterios específicos de evaluación y el uso de algunas instrucciones escritas poco claras que guíen a los alumnos en la producción de un determinado (género de) texto. Estos, a su vez, mostraron dificultades tanto en la selección de la información, como en la producción del tipo de texto pedido, una vez que el texto final presenta partes de textos copiados de textos leídos sin ninguna configuración textual requerida por el género.Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em EducaçãoRepositório ComumPinto, Mariana OliveiraPereira, Luísa Álvares2019-04-11T14:49:48Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28235porPinto, M. O. & Pereira, L. A. (2016). Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 109-139.2183-045210.21814/rpe.7936info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:41.449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
title Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
spellingShingle Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
Pinto, Mariana Oliveira
Escrever para aprender
Exposição escrita
Ensino básico
Géneros textuais
Write to learn
Written exposition
Compulsory education
Text genre
Escribir para aprender
Exposición escrita
Educación básica
Géneros textuales
title_short Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
title_full Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
title_fullStr Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
title_full_unstemmed Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
title_sort Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos
author Pinto, Mariana Oliveira
author_facet Pinto, Mariana Oliveira
Pereira, Luísa Álvares
author_role author
author2 Pereira, Luísa Álvares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Pereira, Luísa Álvares
dc.subject.por.fl_str_mv Escrever para aprender
Exposição escrita
Ensino básico
Géneros textuais
Write to learn
Written exposition
Compulsory education
Text genre
Escribir para aprender
Exposición escrita
Educación básica
Géneros textuales
topic Escrever para aprender
Exposição escrita
Ensino básico
Géneros textuais
Write to learn
Written exposition
Compulsory education
Text genre
Escribir para aprender
Exposición escrita
Educación básica
Géneros textuales
description Este artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
2016-12-14T00:00:00Z
2019-04-11T14:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28235
url http://hdl.handle.net/10400.26/28235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, M. O. & Pereira, L. A. (2016). Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 109-139.
2183-0452
10.21814/rpe.7936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135373920567296