ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Maria João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6696
Resumo: O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.
id RCAP_d4ae23578719e4f5b0a1238ac631c340
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAISComunidades emergentesProcesso de BolonhaPedagogiaEnsino SuperiorEmerging communitiesPedagogyHigher EducationBologna ProcessO objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.The main aim of this article is to launch a reflection on the most recent educational sceneries promoted by the era of social web. Where do you start to increase the knowledge concerning this topic? In this paper, we are going to present a revision of literature on this subject. We will begin by the discussion of the concept of social web followed by the refection on the role it can play in Education – namely in Higher Education – and the communities that emerge in those educational contexts.El propósito de este artículo es establecer un punto de partida para una reflexión sobre los últimos escenarios educativos promovidos por la era de la web social. ¿Desde dónde comenzamos cuando queremos profundizar el conocimiento sobre este tema? En este artículo, proponemos revisar la literatura. Comenzaremos buscando una aclaración del concepto de la red social, luego nos enfocaremos en su papel en el campo de la educación, particularmente en la educación superior, y luego nos enfocaremos en las comunidades emergentes que emergen en estos contextos educativos.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacário, Maria JoãoSá, Cristina Manuela2021-03-11T12:19:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6696por10.4025/imagenseduc.v10i3.50568info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:33.683025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
title ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
spellingShingle ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
Macário, Maria João
Comunidades emergentes
Processo de Bolonha
Pedagogia
Ensino Superior
Emerging communities
Pedagogy
Higher Education
Bologna Process
title_short ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
title_full ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
title_fullStr ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
title_sort ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
author Macário, Maria João
author_facet Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades emergentes
Processo de Bolonha
Pedagogia
Ensino Superior
Emerging communities
Pedagogy
Higher Education
Bologna Process
topic Comunidades emergentes
Processo de Bolonha
Pedagogia
Ensino Superior
Emerging communities
Pedagogy
Higher Education
Bologna Process
description O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-11T12:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6696
url http://hdl.handle.net/10400.19/6696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/imagenseduc.v10i3.50568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130916645240832