ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6696 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais. |
id |
RCAP_d4ae23578719e4f5b0a1238ac631c340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAISComunidades emergentesProcesso de BolonhaPedagogiaEnsino SuperiorEmerging communitiesPedagogyHigher EducationBologna ProcessO objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.The main aim of this article is to launch a reflection on the most recent educational sceneries promoted by the era of social web. Where do you start to increase the knowledge concerning this topic? In this paper, we are going to present a revision of literature on this subject. We will begin by the discussion of the concept of social web followed by the refection on the role it can play in Education – namely in Higher Education – and the communities that emerge in those educational contexts.El propósito de este artículo es establecer un punto de partida para una reflexión sobre los últimos escenarios educativos promovidos por la era de la web social. ¿Desde dónde comenzamos cuando queremos profundizar el conocimiento sobre este tema? En este artículo, proponemos revisar la literatura. Comenzaremos buscando una aclaración del concepto de la red social, luego nos enfocaremos en su papel en el campo de la educación, particularmente en la educación superior, y luego nos enfocaremos en las comunidades emergentes que emergen en estos contextos educativos.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacário, Maria JoãoSá, Cristina Manuela2021-03-11T12:19:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6696por10.4025/imagenseduc.v10i3.50568info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:33.683025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
title |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS Macário, Maria João Comunidades emergentes Processo de Bolonha Pedagogia Ensino Superior Emerging communities Pedagogy Higher Education Bologna Process |
title_short |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
title_full |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
title_sort |
ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS |
author |
Macário, Maria João |
author_facet |
Macário, Maria João Sá, Cristina Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macário, Maria João Sá, Cristina Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades emergentes Processo de Bolonha Pedagogia Ensino Superior Emerging communities Pedagogy Higher Education Bologna Process |
topic |
Comunidades emergentes Processo de Bolonha Pedagogia Ensino Superior Emerging communities Pedagogy Higher Education Bologna Process |
description |
O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-11T12:19:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6696 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/imagenseduc.v10i3.50568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130916645240832 |