VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelma Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Delgado, Luísa Maria da Silva, Madeira, Maria Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14533
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento da medida, como foi efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo.   ABSTRACT This article presents the results of an exploratory research, rising to a case study that has investigated the possibilities of educating and rehabilitating adopting a pedagogical approach from the Correctional Measured of Semi liberty at the Unit Care of the Female Semi liberty of Guará (UASFG), in Distrito Federal, in order to contribute for the debate related to the public policies and technical assistance adopted to female teenagers. Its main concern was to understand, through the lived experiences resulting from the implementation of the legal measure, how these teenagers have been integrated having as a common theme the Social Pedagogy, whose foundations are underpinned in the social empowerment of the individual.  
id RCAP_d4e4e75694eb63f985305a9f807a0e4a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERALArtigosRESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento da medida, como foi efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo.   ABSTRACT This article presents the results of an exploratory research, rising to a case study that has investigated the possibilities of educating and rehabilitating adopting a pedagogical approach from the Correctional Measured of Semi liberty at the Unit Care of the Female Semi liberty of Guará (UASFG), in Distrito Federal, in order to contribute for the debate related to the public policies and technical assistance adopted to female teenagers. Its main concern was to understand, through the lived experiences resulting from the implementation of the legal measure, how these teenagers have been integrated having as a common theme the Social Pedagogy, whose foundations are underpinned in the social empowerment of the individual.  Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14533por2182-9608Silva, Nelma SantosDelgado, Luísa Maria da SilvaMadeira, Maria Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:00.455448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
title VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
spellingShingle VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
Silva, Nelma Santos
Artigos
title_short VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
title_full VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
title_fullStr VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
title_full_unstemmed VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
title_sort VIDAS RESSIGNIFICADAS: O PROTAGONISMO DO EDUCADOR SOCIAL EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL
author Silva, Nelma Santos
author_facet Silva, Nelma Santos
Delgado, Luísa Maria da Silva
Madeira, Maria Cristina da Silva
author_role author
author2 Delgado, Luísa Maria da Silva
Madeira, Maria Cristina da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelma Santos
Delgado, Luísa Maria da Silva
Madeira, Maria Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento da medida, como foi efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo.   ABSTRACT This article presents the results of an exploratory research, rising to a case study that has investigated the possibilities of educating and rehabilitating adopting a pedagogical approach from the Correctional Measured of Semi liberty at the Unit Care of the Female Semi liberty of Guará (UASFG), in Distrito Federal, in order to contribute for the debate related to the public policies and technical assistance adopted to female teenagers. Its main concern was to understand, through the lived experiences resulting from the implementation of the legal measure, how these teenagers have been integrated having as a common theme the Social Pedagogy, whose foundations are underpinned in the social empowerment of the individual.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14533
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485049262080