A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Marlene Sofia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28736
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d4f355668e35eb940e10182d18389751
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa372.4582-1Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoTendo em mente a necessidade atual do desenvolvimento da educação literária em contexto escolar, no presente trabalho de investigação-ação procuramos averiguar em que medida as estratégias utilizadas fomentam o gosto pela poesia e desenvolvem a expressão escrita dos alunos e a sua criatividade. Durante a intervenção pedagógica propusemo-nos a desenvolver a escrita criativa e pessoal dos alunos, partindo da apreciação da poesia e do seu valor estético. As atividades pedagógicas desenvolvidas em torno da poesia não privilegiaram um trabalho centrado na interpretação do texto poético, pois a nosso ver essas atividades não são pedagogicamente motivadoras, na medida em que cada criança interpreta o poema à sua maneira, recriando-a à sua imagem em função da sua experiência de vida e imaginação. No desenvolvimento da expressão escrita, e em particular da escrita em termos pessoais e criativos, o recurso a jogos poéticos como, por exemplo, os acrósticos, os topogramas e os caligramas sustentaram a ação educativa. Todo o trabalho de investigação foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação preconizada por Cohen e Manion (1990). Como tal, este trabalho pretende, também, apresentar e refletir sobre a postura reflexiva, crítica, participativa e investigativa a adotar pelo professor/investigador no contexto de investigação. Na elaboração deste projeto de investigação-ação definimos como um dos principais objetivos a promoção e dinamização de momentos de aprendizagem significativa para o desenvolvimento e crescimento da criança. Em simultâneo, procuramos desenvolver competências e saberes, como meio de desenvolvimento da profissão docente.Bearing in mind the current need of the development of education focused on literature, in schools, in this essay of research / action we seek to ascertain to what extent the strategies used foster a taste for poetry and develop students' writing skills and creativity. During the educational intervention we proposed to develop the creative and personal writing of students, from the analysis of poetry and its esthetic value. The pedagogical activities developed around the poetry did not privileged the work focused on interpretation of poetic text, because we believe these activities are not motivating the students in a pedagogic way, since each child interprets the poem in its own way, recreating it in its own image considering their life experience and imagination. In the development of writing skills and, in particular the personal and creative writing, the use of poetic games such as the acrostic, sustained the educational activity. All research work was developed according to the methodology of research / action praised by Cohen and Manion (1990). As such, this work also intends to present and reflect on the reflexive, critical, investigative and participatory attitude that the teacher / researcher should adopt in the research context. In preparing this project of research / action we defined as one of the main objectives the promotion and enhance of learning moments significantly to the development and growth of the child. Simultaneously, we seek to develop skills and knowledge as a means of development of the teaching profession.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoAlexandre, Marlene Sofia20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28736por201216906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:55.826510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
title A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
spellingShingle A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
Alexandre, Marlene Sofia
372.45
82-1
title_short A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
title_full A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
title_fullStr A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
title_full_unstemmed A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
title_sort A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
author Alexandre, Marlene Sofia
author_facet Alexandre, Marlene Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Marlene Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv 372.45
82-1
topic 372.45
82-1
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28736
url http://hdl.handle.net/1822/28736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201216906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132859517108224