A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28736 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_d4f355668e35eb940e10182d18389751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa372.4582-1Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoTendo em mente a necessidade atual do desenvolvimento da educação literária em contexto escolar, no presente trabalho de investigação-ação procuramos averiguar em que medida as estratégias utilizadas fomentam o gosto pela poesia e desenvolvem a expressão escrita dos alunos e a sua criatividade. Durante a intervenção pedagógica propusemo-nos a desenvolver a escrita criativa e pessoal dos alunos, partindo da apreciação da poesia e do seu valor estético. As atividades pedagógicas desenvolvidas em torno da poesia não privilegiaram um trabalho centrado na interpretação do texto poético, pois a nosso ver essas atividades não são pedagogicamente motivadoras, na medida em que cada criança interpreta o poema à sua maneira, recriando-a à sua imagem em função da sua experiência de vida e imaginação. No desenvolvimento da expressão escrita, e em particular da escrita em termos pessoais e criativos, o recurso a jogos poéticos como, por exemplo, os acrósticos, os topogramas e os caligramas sustentaram a ação educativa. Todo o trabalho de investigação foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação preconizada por Cohen e Manion (1990). Como tal, este trabalho pretende, também, apresentar e refletir sobre a postura reflexiva, crítica, participativa e investigativa a adotar pelo professor/investigador no contexto de investigação. Na elaboração deste projeto de investigação-ação definimos como um dos principais objetivos a promoção e dinamização de momentos de aprendizagem significativa para o desenvolvimento e crescimento da criança. Em simultâneo, procuramos desenvolver competências e saberes, como meio de desenvolvimento da profissão docente.Bearing in mind the current need of the development of education focused on literature, in schools, in this essay of research / action we seek to ascertain to what extent the strategies used foster a taste for poetry and develop students' writing skills and creativity. During the educational intervention we proposed to develop the creative and personal writing of students, from the analysis of poetry and its esthetic value. The pedagogical activities developed around the poetry did not privileged the work focused on interpretation of poetic text, because we believe these activities are not motivating the students in a pedagogic way, since each child interprets the poem in its own way, recreating it in its own image considering their life experience and imagination. In the development of writing skills and, in particular the personal and creative writing, the use of poetic games such as the acrostic, sustained the educational activity. All research work was developed according to the methodology of research / action praised by Cohen and Manion (1990). As such, this work also intends to present and reflect on the reflexive, critical, investigative and participatory attitude that the teacher / researcher should adopt in the research context. In preparing this project of research / action we defined as one of the main objectives the promotion and enhance of learning moments significantly to the development and growth of the child. Simultaneously, we seek to develop skills and knowledge as a means of development of the teaching profession.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoAlexandre, Marlene Sofia20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28736por201216906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:55.826510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
title |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
spellingShingle |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa Alexandre, Marlene Sofia 372.45 82-1 |
title_short |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
title_full |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
title_fullStr |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
title_full_unstemmed |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
title_sort |
A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa |
author |
Alexandre, Marlene Sofia |
author_facet |
Alexandre, Marlene Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Marlene Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.45 82-1 |
topic |
372.45 82-1 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28736 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201216906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132859517108224 |