Fatores de sucesso na avaliação de questões de escolha múltipla: o caso de exames de Excel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniela Patrícia de Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15055
Resumo: A avaliação é uma componente de ensino-aprendizagem, realizada continuamente na sala de aula, pelo professor e pelo aluno e constitui um importante dispositivo pedagógico para o sucesso escolar dos alunos. No processo de avaliação, cabe ao professor procurar meios de melhorar a sua tarefa, de modo a construir métodos de avaliar, que vão de encontro ao que é lecionado nas aulas. Esta tarefa não é fácil e requer que o docente progrida continuamente, acompanhando a constante evolução dos avanços tecnológicos e educativos. Deste modo, pretende-se com o desenvolvimento deste projeto procurar fatores importantes do estudo que irão futuramente auxiliar os docentes na construção de métodos de avaliação. Esta dissertação foca-se na análise de perguntas de escolha múltipla de exames de Excel realizados no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), com vista a encontrar quais os fatores que influenciam a classificação obtida pelo aluno nos exames. Pretende-se, a partir desta análise, extrair conhecimento que possibilite a percepção da forma que cada um dos fatores analisados afetam os resultados, e que venha a contribuir para melhorar o desempenho do docente na construção de avaliações, tanto na estrutura de elaboração das questões, como no conteúdo a ser abordado em cada uma. Com este intuito, os dados da amostra serão utilizados na aplicação de técnicas de data mining para optimização das avaliações. Desta investigação irá resultar um modelo explicativo ilustrando quais das variáveis consideradas são relevantes para o estudo e qual a importância de cada uma. Deste modo, é possível extrair conhecimento útil que poderá suportar as decisões dos docentes na construção das avaliações futuras. O estudo destina-se a docentes que procuram melhorar o seu desempenho na elaboração de questões de escolha única.
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