O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Manuela da Conceição Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2322
Resumo: Dissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
id RCAP_d4f7ea3d036c08fb6a961f7b67abd2f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino BásicoArticulação curricularCoconstruçãoSupervisãoCurricular articulationCo-constructionSupervisionDissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em EducaçãoEste é um estudo que incide na articulação curricular entre o primeiro ciclo e o segundo ciclo, destacando-se a coconstrução do conhecimento num contexto de supervisão. Teve como objetivos conhecer e compreender as conceções dos professores sobre a articulação curricular, identificar constrangimentos e elencar medidas que viabilizem a sua operacionalização. A investigação decorreu em contexto de formação contínua, num agrupamento de escolas da periferia de Lisboa, e envolveu professores do primeiro e do segundo ciclos e alunos deste último ciclo. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza interpretativa, com características etnográficas. Utilizaram-se várias técnicas de recolha de informação: observação participante e notas de campo, com recolha de incidentes críticos; análise documental e entrevistas focalizadas individuais a professoras, enquanto técnica principal do estudo. Complementarmente, realizou-se um focus group a fim de se recolherem dados da perspetiva dos alunos sobre a transição entre ciclos. Da informação recolhida resultaram temas emergentes: Articulação Curricular Entre Ciclos: Conceção; Constrangimentos à Articulação Curricular entre Ciclos; Medidas para a Articulação Curricular; Iniciativas e Práticas de Articulação Curricular no Agrupamento. Tais temas permitem afirmar que os professores apresentam pouco envolvimento na articulação curricular, especialmente devido a constrangimentos que se prendem com ausência de formação teórica e prática, e discrepância de orientações veiculadas pela tutela. Todavia, foi possível fazer emergir sugestões de percursos inovadores e originais para a articulação curricular entre o primeiro ciclo e o segundo ciclo, através da construção conjunta do conhecimento. A partir da realização desses percursos foi possível, ainda, perceber a sua aplicabilidade, assim como o impacto da supervisão nesse âmbito. - ABSTRACT This is a study focused on curricular articulation between the first cycle and the second cycle, with emphasis on the co-construction of knowledge, in a context of supervision. The objectives of this study intended to know and understand the teachers conceptions about curricular articulation and also to identify constraints and list measures to make it practicable. The research has occurred in a continuous formation context in a Group of schools from the outskirts of Lisbon; it has involved first cycle teachers and teachers and students from the second cycle, as well. The chosen option was a work methodology based on a qualitative investigation, by interpretive nature, with ethnographic characteristics. There were used several techniques of collecting information: participating observation; notes in loco, with critical incidents gathering; documental analysis and teachers individual focused interviews, as the main technique of the study. Additionally, there was a focus group in order to collect data from perspective students about the transition between cycles. From the gathered information resulted emerging themes: Curricular articulation between cycles – conception; Obstacles to curricular articulation between cycles; Measures for the curricular articulation; Initiatives and practices of curricular articulation in the Group of schools. This themes allows us to state that teachers are not much involved in curricular articulation because of the obstacles related to the lack of practical and scientific formation and also because of the different orientations transmitted by the government. However, it was possible to emerge suggestions of unique and innovative strategies for the curricular articulation between the two mentioned cycles, through the joint construction of knowledge. From the implementation of these strategies it was possible to understand its applicability, as much as the supervision’s impact on it.Vasconcelos, TeresaRCIPLCoelho, Manuela da Conceição Fernandes2013-03-01T12:31:35Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.580002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
title O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
Coelho, Manuela da Conceição Fernandes
Articulação curricular
Coconstrução
Supervisão
Curricular articulation
Co-construction
Supervision
title_short O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort O fim de um ciclo? A coconstrução da articulação curricular entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Coelho, Manuela da Conceição Fernandes
author_facet Coelho, Manuela da Conceição Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Manuela da Conceição Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação curricular
Coconstrução
Supervisão
Curricular articulation
Co-construction
Supervision
topic Articulação curricular
Coconstrução
Supervisão
Curricular articulation
Co-construction
Supervision
description Dissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T12:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2322
url http://hdl.handle.net/10400.21/2322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375721635840