Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32620 |
Resumo: | Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade. |
id |
RCAP_d61308da14cf99103a96d50e98e9ebc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32620 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadoraAutonomiaEducaçãoPedagogiaEnsino do inglêsFormação de ProfessoresTransformaçãoAutenticidadePedagogyTransformationAuthenticityAutonomyEste texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade.This text presents a case study undertaken in the school year of 2003/04 at the University of Minho. The study was developed with 27 students in the 4th year of a Portuguese-English Teaching Degree, in the course of English Language Teaching Methodology. Aiming at exploring a pedagogy for autonomy in initial English language teacher education, this study is oriented towards the implementation of a transformative and critical approach to language education and pedagogy at the university. It integrates the teacher’s professional development and the promotion of students’ autonomy. Its results validate a pedagogical approach focussed on the development of the principles of Relevance, Reflectivity, Self-direction, and Democratisation.Currículo Sem FronteirasUniversidade do MinhoMoreira, Maria Alfredo20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32620por1645-1384http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:54.089147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
title |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
spellingShingle |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora Moreira, Maria Alfredo Autonomia Educação Pedagogia Ensino do inglês Formação de Professores Transformação Autenticidade Pedagogy Transformation Authenticity Autonomy |
title_short |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
title_full |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
title_fullStr |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
title_full_unstemmed |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
title_sort |
Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
author |
Moreira, Maria Alfredo |
author_facet |
Moreira, Maria Alfredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Educação Pedagogia Ensino do inglês Formação de Professores Transformação Autenticidade Pedagogy Transformation Authenticity Autonomy |
topic |
Autonomia Educação Pedagogia Ensino do inglês Formação de Professores Transformação Autenticidade Pedagogy Transformation Authenticity Autonomy |
description |
Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32620 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-1384 http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Currículo Sem Fronteiras |
publisher.none.fl_str_mv |
Currículo Sem Fronteiras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132674073296896 |