Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Alfredo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32620
Resumo: Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade.
id RCAP_d61308da14cf99103a96d50e98e9ebc2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadoraAutonomiaEducaçãoPedagogiaEnsino do inglêsFormação de ProfessoresTransformaçãoAutenticidadePedagogyTransformationAuthenticityAutonomyEste texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade.This text presents a case study undertaken in the school year of 2003/04 at the University of Minho. The study was developed with 27 students in the 4th year of a Portuguese-English Teaching Degree, in the course of English Language Teaching Methodology. Aiming at exploring a pedagogy for autonomy in initial English language teacher education, this study is oriented towards the implementation of a transformative and critical approach to language education and pedagogy at the university. It integrates the teacher’s professional development and the promotion of students’ autonomy. Its results validate a pedagogical approach focussed on the development of the principles of Relevance, Reflectivity, Self-direction, and Democratisation.Currículo Sem FronteirasUniversidade do MinhoMoreira, Maria Alfredo20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32620por1645-1384http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:54.089147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
title Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
spellingShingle Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
Moreira, Maria Alfredo
Autonomia
Educação
Pedagogia
Ensino do inglês
Formação de Professores
Transformação
Autenticidade
Pedagogy
Transformation
Authenticity
Autonomy
title_short Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
title_full Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
title_fullStr Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
title_full_unstemmed Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
title_sort Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
author Moreira, Maria Alfredo
author_facet Moreira, Maria Alfredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Educação
Pedagogia
Ensino do inglês
Formação de Professores
Transformação
Autenticidade
Pedagogy
Transformation
Authenticity
Autonomy
topic Autonomia
Educação
Pedagogia
Ensino do inglês
Formação de Professores
Transformação
Autenticidade
Pedagogy
Transformation
Authenticity
Autonomy
description Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32620
url http://hdl.handle.net/1822/32620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-1384
http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Currículo Sem Fronteiras
publisher.none.fl_str_mv Currículo Sem Fronteiras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132674073296896