Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, João Pedro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/34376
Resumo: Nos últimos anos a mentalidade dos consumidores mudou, sendo cada vez mais exigido produtos customizados. Com estas exigências as empresas foram obrigadas a abdicar de sistemas de produção em massa para sistemas mais flexíveis, inteligentes e dinâmicos. Com o intuito de responder a estas novas exigências, surgiram novos paradigmas e novas tecnologias e assim a Indústria está a caminhar para uma nova revolução. O nome atribuído a esta revolução foi Indústria 4.0 e foca-se em sistemas descentralizados, inteligentes, reconfiguráveis e flexíveis. Um princípio essencial na Indústria 4.0 é a interoperabilidade dos elementos heterogéneos do sistema. Além de mais importante, este princípio é também o mais difícil de garantir, pois existem já imensos dispositivos e softwares com linguagens de comunicação e protocolos definidos e estes são muitas vezes diferentes. Uma solução para garantir a interoperabilidade de todos os elementos heterogéneos num sistema de uma forma standard e genérica, para permitir a escabilidade do mesmo, é a definição e utilização de um Modelo de Dados e de Interfaces Comuns. O trabalho desenvolvido está integrado no âmbito do projeto Horizon 2020 Production harmonizEd Reconfiguration of Flexible Robots and Machinery (H2020 PERFoRM), onde é proposta uma arquitetura que oferece uma infraestrutura e metodologia para implementar a nova geração de sistemas de automação na forma de sistemas distribuídos de automação baseados em cloud, seguindo todos os princípios definidos na Indústria 4.0. O trabalho descrito neste documento contribui para o H2020 PERFoRM com a implementação do Modelo de Dados e Interfaces Comuns, com base nos vários requisitos presentes no projeto, que vai permitir uma troca de informação de forma standard e genérica. É ainda proposta uma implementação preliminar da abordagem geral, de forma a validar o trabalho desenvolvido num ambiente simulado.
id RCAP_d62ad87f9e22a1c9efbd6e7cb51140c9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/34376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0Indústria 4.0Modelo de DadosInterfaces StandardsInteroperabilidadeAutomationMLDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNos últimos anos a mentalidade dos consumidores mudou, sendo cada vez mais exigido produtos customizados. Com estas exigências as empresas foram obrigadas a abdicar de sistemas de produção em massa para sistemas mais flexíveis, inteligentes e dinâmicos. Com o intuito de responder a estas novas exigências, surgiram novos paradigmas e novas tecnologias e assim a Indústria está a caminhar para uma nova revolução. O nome atribuído a esta revolução foi Indústria 4.0 e foca-se em sistemas descentralizados, inteligentes, reconfiguráveis e flexíveis. Um princípio essencial na Indústria 4.0 é a interoperabilidade dos elementos heterogéneos do sistema. Além de mais importante, este princípio é também o mais difícil de garantir, pois existem já imensos dispositivos e softwares com linguagens de comunicação e protocolos definidos e estes são muitas vezes diferentes. Uma solução para garantir a interoperabilidade de todos os elementos heterogéneos num sistema de uma forma standard e genérica, para permitir a escabilidade do mesmo, é a definição e utilização de um Modelo de Dados e de Interfaces Comuns. O trabalho desenvolvido está integrado no âmbito do projeto Horizon 2020 Production harmonizEd Reconfiguration of Flexible Robots and Machinery (H2020 PERFoRM), onde é proposta uma arquitetura que oferece uma infraestrutura e metodologia para implementar a nova geração de sistemas de automação na forma de sistemas distribuídos de automação baseados em cloud, seguindo todos os princípios definidos na Indústria 4.0. O trabalho descrito neste documento contribui para o H2020 PERFoRM com a implementação do Modelo de Dados e Interfaces Comuns, com base nos vários requisitos presentes no projeto, que vai permitir uma troca de informação de forma standard e genérica. É ainda proposta uma implementação preliminar da abordagem geral, de forma a validar o trabalho desenvolvido num ambiente simulado.Oliveira, JoséPeres, RicardoRUNMatos, João Pedro da Silva2018-04-12T10:46:48Z2017-1220172017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/34376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:28Zoai:run.unl.pt:10362/34376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:03.449948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
title Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
spellingShingle Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
Matos, João Pedro da Silva
Indústria 4.0
Modelo de Dados
Interfaces Standards
Interoperabilidade
AutomationML
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
title_full Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
title_fullStr Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
title_full_unstemmed Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
title_sort Uma abordagem para integração de Sistemas de Manufatura num contexto de Indústria 4.0
author Matos, João Pedro da Silva
author_facet Matos, João Pedro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, José
Peres, Ricardo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, João Pedro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria 4.0
Modelo de Dados
Interfaces Standards
Interoperabilidade
AutomationML
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Indústria 4.0
Modelo de Dados
Interfaces Standards
Interoperabilidade
AutomationML
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Nos últimos anos a mentalidade dos consumidores mudou, sendo cada vez mais exigido produtos customizados. Com estas exigências as empresas foram obrigadas a abdicar de sistemas de produção em massa para sistemas mais flexíveis, inteligentes e dinâmicos. Com o intuito de responder a estas novas exigências, surgiram novos paradigmas e novas tecnologias e assim a Indústria está a caminhar para uma nova revolução. O nome atribuído a esta revolução foi Indústria 4.0 e foca-se em sistemas descentralizados, inteligentes, reconfiguráveis e flexíveis. Um princípio essencial na Indústria 4.0 é a interoperabilidade dos elementos heterogéneos do sistema. Além de mais importante, este princípio é também o mais difícil de garantir, pois existem já imensos dispositivos e softwares com linguagens de comunicação e protocolos definidos e estes são muitas vezes diferentes. Uma solução para garantir a interoperabilidade de todos os elementos heterogéneos num sistema de uma forma standard e genérica, para permitir a escabilidade do mesmo, é a definição e utilização de um Modelo de Dados e de Interfaces Comuns. O trabalho desenvolvido está integrado no âmbito do projeto Horizon 2020 Production harmonizEd Reconfiguration of Flexible Robots and Machinery (H2020 PERFoRM), onde é proposta uma arquitetura que oferece uma infraestrutura e metodologia para implementar a nova geração de sistemas de automação na forma de sistemas distribuídos de automação baseados em cloud, seguindo todos os princípios definidos na Indústria 4.0. O trabalho descrito neste documento contribui para o H2020 PERFoRM com a implementação do Modelo de Dados e Interfaces Comuns, com base nos vários requisitos presentes no projeto, que vai permitir uma troca de informação de forma standard e genérica. É ainda proposta uma implementação preliminar da abordagem geral, de forma a validar o trabalho desenvolvido num ambiente simulado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017
2017-12-01T00:00:00Z
2018-04-12T10:46:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/34376
url http://hdl.handle.net/10362/34376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137925156306944