A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vítor da Conceição
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Águas, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23458
Resumo: O ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.
id RCAP_d6583be0e54555dc0e1bcb83fec88513
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turísticoTurismoMarketing estratégicoCiclo de vidaPortugalAlgarveO ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.ISEG - Departamento de GestãoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Vítor da ConceiçãoÁguas, Paulo2022-02-11T14:50:33Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23458porGonçalves, Vítor da Conceição e Paulo Águas .1995. "A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico". Instituto Superior de Economia e Gestão. Departamento de Gestão /Cadernos de Económicas /Documento de trabalho nº 1-95info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:41.759799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
title A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
spellingShingle A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
Gonçalves, Vítor da Conceição
Turismo
Marketing estratégico
Ciclo de vida
Portugal
Algarve
title_short A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
title_full A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
title_fullStr A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
title_full_unstemmed A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
title_sort A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico
author Gonçalves, Vítor da Conceição
author_facet Gonçalves, Vítor da Conceição
Águas, Paulo
author_role author
author2 Águas, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vítor da Conceição
Águas, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing estratégico
Ciclo de vida
Portugal
Algarve
topic Turismo
Marketing estratégico
Ciclo de vida
Portugal
Algarve
description O ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2022-02-11T14:50:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23458
url http://hdl.handle.net/10400.5/23458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Vítor da Conceição e Paulo Águas .1995. "A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico". Instituto Superior de Economia e Gestão. Departamento de Gestão /Cadernos de Económicas /Documento de trabalho nº 1-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131171081158656