Partilha do conhecimento tácito nas organizações sem fins lucrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcio José Sol Pereira
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10313
Resumo: Os estudos na área da aprendizagem organizacional por incremento da partilha de conhecimento tácito, direcionados para as organizações sem fins lucrativos são escassos, por oposição ao que se verifica no setor privado e público. A crescente importância do terceiro setor e das suas instituições, no estabelecimento de uma sociedade mais justa e equilibrada, combatendo assimetrias, justifica a atenção da comunidade académica, tendo em vista o apuramento e adoção das melhores práticas que visem o cumprimento das suas missões. A opção do estudo de caso de organizações como os corpos de bombeiros (CBs) portugueses, ímpares na sua ação e identidade, acompanha a necessidade cada vez mais reconhecida pela sociedade portuguesa, em capacitar estas organizações de diferentes formas de aprendizagens que tragam um reforço de competências, e o aperfeiçoamento dos seus desempenhos. Os eventos trágicos ocorridos nos últimos anos neste país, nomeadamente em matéria de grandes incêndios colocou os CBs no centro desta questão. Assim, focando o estudo na partilha de conhecimento tácito, como forma de reforçar a aprendizagem organizacional nestas organizações em Portugal e tomando como estudo de caso os bombeiros voluntários Portugueses, elencámos como objetivos: I) Apurar a prevalência de indicadores de partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, II) Identificar os fatores mais relevantes para que essa partilha ocorra, III) Apurar a prevalência dos facilitadores “intenção” e “disponibilidade” a essa partilha, IV) Identificar as principais barreiras à partilha de conhecimento tácito, V) Identificar as tipologias de barreiras à partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, VI) Apurar os perfis dos bombeiros voluntários em Portugueses face à partilha de conhecimento tácito, VII) Determinar a influência das lições apreendidas na partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, VIII) Criar uma matriz de diagnóstico relativo à partilha de conhecimento tácito nas organizações em estudo e IX) Elaborar uma matriz de atuação, tendo em vista a eliminação das barreiras mais prevalentes. Uma revisão da literatura sobre partilha de conhecimento tácito permitiu a identificação de indicadores, facilitadores e barreiras à partilha deste conhecimento. Foi possível ainda apurar um conjunto de indicadores que visam a compreensão a partilha de conhecimento tácito por via das lições apreendidas na sequência de eventos operacionais marcantes. Seguiu-se uma metodologia mista onde se combinaram recolhas de dados via questionários e entrevistas, cujo tratamento permitiu apurar a prevalência de indicadores, facilitadores, barreiras e lições apreendidas. O tratamento dos dados permitiu encontrar as respostas para os perguntas de partida e objetivos anteriormente enunciados. Foi possível perceber quais os principais indicadores e fatores que influenciam a partilha do conhecimento tácito, identificar a prevalência dos facilitadores em estudo, apurar as principais barreiras que se levantam a esta partilha de conhecimento e as suas tipologias, identificar e caraterizar os diferentes grupos de bombeiros face à partilha de conhecimento tácito, determinar a influencia das lições apreendidas na sequência de eventos operacionais marcantes, na partilha deste conhecimento e, finalmente, elaborar uma matriz de diagnóstico de partilha de conhecimento tácito para este tipo de organizações e outra matriz de atuação, tendo em vista a eliminação das barreiras mais prevalentes. O estudo não termina sem que antes sejam apresentadas as limitações do estudo e feitas recomendações para investigações futuras.
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A crescente importância do terceiro setor e das suas instituições, no estabelecimento de uma sociedade mais justa e equilibrada, combatendo assimetrias, justifica a atenção da comunidade académica, tendo em vista o apuramento e adoção das melhores práticas que visem o cumprimento das suas missões. A opção do estudo de caso de organizações como os corpos de bombeiros (CBs) portugueses, ímpares na sua ação e identidade, acompanha a necessidade cada vez mais reconhecida pela sociedade portuguesa, em capacitar estas organizações de diferentes formas de aprendizagens que tragam um reforço de competências, e o aperfeiçoamento dos seus desempenhos. Os eventos trágicos ocorridos nos últimos anos neste país, nomeadamente em matéria de grandes incêndios colocou os CBs no centro desta questão. Assim, focando o estudo na partilha de conhecimento tácito, como forma de reforçar a aprendizagem organizacional nestas organizações em Portugal e tomando como estudo de caso os bombeiros voluntários Portugueses, elencámos como objetivos: I) Apurar a prevalência de indicadores de partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, II) Identificar os fatores mais relevantes para que essa partilha ocorra, III) Apurar a prevalência dos facilitadores “intenção” e “disponibilidade” a essa partilha, IV) Identificar as principais barreiras à partilha de conhecimento tácito, V) Identificar as tipologias de barreiras à partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, VI) Apurar os perfis dos bombeiros voluntários em Portugueses face à partilha de conhecimento tácito, VII) Determinar a influência das lições apreendidas na partilha de conhecimento tácito nos bombeiros voluntários Portugueses, VIII) Criar uma matriz de diagnóstico relativo à partilha de conhecimento tácito nas organizações em estudo e IX) Elaborar uma matriz de atuação, tendo em vista a eliminação das barreiras mais prevalentes. Uma revisão da literatura sobre partilha de conhecimento tácito permitiu a identificação de indicadores, facilitadores e barreiras à partilha deste conhecimento. Foi possível ainda apurar um conjunto de indicadores que visam a compreensão a partilha de conhecimento tácito por via das lições apreendidas na sequência de eventos operacionais marcantes. Seguiu-se uma metodologia mista onde se combinaram recolhas de dados via questionários e entrevistas, cujo tratamento permitiu apurar a prevalência de indicadores, facilitadores, barreiras e lições apreendidas. O tratamento dos dados permitiu encontrar as respostas para os perguntas de partida e objetivos anteriormente enunciados. Foi possível perceber quais os principais indicadores e fatores que influenciam a partilha do conhecimento tácito, identificar a prevalência dos facilitadores em estudo, apurar as principais barreiras que se levantam a esta partilha de conhecimento e as suas tipologias, identificar e caraterizar os diferentes grupos de bombeiros face à partilha de conhecimento tácito, determinar a influencia das lições apreendidas na sequência de eventos operacionais marcantes, na partilha deste conhecimento e, finalmente, elaborar uma matriz de diagnóstico de partilha de conhecimento tácito para este tipo de organizações e outra matriz de atuação, tendo em vista a eliminação das barreiras mais prevalentes. O estudo não termina sem que antes sejam apresentadas as limitações do estudo e feitas recomendações para investigações futuras.The studies in the area of organizational learning by increment of the tacit knowledge sharing, directed to the nonprofits are scarce, as opposed to what happens in the private and public sector. The growing importance of the third sector and its institutions, in establishing a more just and balanced society, combating asymmetries, justifies the attention of the academic community, with a view to establishing and adopting the best practices aimed at the fulfillment of its missions. The option of a case study of organizations such as Portuguese fire brigades (CBs), unique in their action and identity, accompanies the need increasingly recognized by Portuguese society, in enabling these organizations of different forms of learning that bring a reinforcement of improving their performance. The tragic events that have occurred in recent years in this country, particularly in the case of large fires, have placed CBs at the center of this issue. Thus, focusing on tacit knowledge sharing, as a way to reinforce organizational learning in these organizations in Portugal and taking as a case study the Portuguese volunteer firefighters, we have set as objectives: I) To determine the prevalence of tacit knowledge sharing indicators in Portuguese volunteer firefighters, II) Identify the most relevant factors for this sharing to occur, III) Determine the prevalence of facilitators "intention" and "availability" to this sharing, IV) Identify the main barriers to tacit knowledge sharing, V) Identify the typologies of barriers to tacit knowledge sharing in Portuguese volunteer firefighters, VI) To determine the profiles of volunteer firefighters in Portuguese in the face of tacit knowledge sharing, VII) To determine the influence of lessons learned in tacit knowledge sharing in Portuguese voluntary firefighters, VIII ) Create a diagnostic matrix the analysis of the tacit knowledge sharing in the organizations under study and IX) To elaborate an action matrix with a view to eliminating the most prevalent barriers. A review of the literature on tacit knowledge sharing allowed the identification of indicators, facilitators and barriers to the sharing of this knowledge. It was also possible to establish a set of indicators aimed at understanding the sharing of tacit knowledge through the lessons learned as a result of significant operational events. This was followed by a mixed methodology where data collection was combined through questionnaires and interviews, which allowed for the prevalence of indicators, facilitators, barriers and lessons learned. The treatment of the data allowed to find the answers to the questions of departure and objectives previously stated. It was possible to perceive the main indicators and factors that influence the sharing of tacit knowledge, to identify the prevalence of the facilitators under study, to determine the main barriers to this knowledge sharing and its typologies, to identify and characterize the different groups of firemen in view of the sharing of tacit knowledge, to determine the influence of the lessons learned in the sequence of major operational events, to share this knowledge and, finally, to elaborate a tacit knowledge sharing matrix for this type of organizations and another matrix of action, with a view to eliminating the most prevalent barriers. The study does not end without the limitations of the study being presented first and recommendations made for future research.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumOliveira, Márcio José Sol Pereira2020-06-09T11:10:19Z2020-012020-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10313TID:101532962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:33:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:33:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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