Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lígia Maria Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13740
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
id RCAP_d6cdebf7499265d256caa4bbc56b093c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)Este trabalho consiste num estudo desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem como temática principal a relação entre segurança na escola pública portuguesa e gestão organizacional, na perspectiva dos gestores de topo – os directores. Os principais objectivos da presente dissertação consistem em, por um lado, compreender a forma como a escola pública, enquanto organização, encara o problema da segurança e como esta se reflecte no clima de escola, e, por outro, avaliar com base numa pesquisa empírica, a presença ou ausência de sinais fortes de uma cultura organizacional de segurança ao nível da gestão de topo das escolas No enquadramento teórico, o estudo fundamenta-se em contributos conceptuais provenientes maioritariamente de teorias organizacionais, que tomam como objecto de análise a escola. De forma a permitir a análise e a discussão da problemática da segurança na escola, numa dimensão organizacional, e na perspectiva dos seus directores, apresenta-se uma contextualização política e histórica da resposta oficial das autoridades educativas em Portugal no âmbito da temática da segurança educativa, centrando-se a análise sobretudo nas duas últimas décadas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho de campo foi desenvolvido com recurso a um estudo inspirado na metodologia de estudo de caso, com características predominantemente qualitativas. No processo de recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental e à entrevista. A investigação envolveu dez directores de escolas (agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas), situadas em dois concelhos da região norte de Portugal.This work is a study for a Master Degree on Education Sciences, within the specialization in Educational Administration, organized by the Institute of Education at the University of Minho. Its main theme deals with the relationship between security in Portuguese Public Schools and organizational management from the perspective of top managers - directors. The main objectives of this dissertation are both to understand how the Public School, as an organization, faces the problem of security and how this is reflected on school environment, and to assess (based on an empirical research), the presence or absence of strong signs of an organizational culture of safety at the schools‟ top management. In the theoretical framework, the study is based on conceptual input from a majority of organizational theories, which take the school as their object of analysis. In order to enable the analysis and discussion of the issue of safety in schools- in an organizational dimension, and in the view of its directors-, a historical and political context of official response is presented from the education authorities in Portugal concerned with safety education. The analysis is especially focused on the last two decades. From the methodological point of view, the field work was carried out using a study inspired by the methods of case study with predominantly qualitative features. In the process of data collection I used documental research and interviews. The investigation involved ten directors (groups of schools or schools not combined), located in two regions in northern Portugal.Gomes, Carlos AlbertoUniversidade do MinhoRodrigues, Lígia Maria Batista20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:09.915595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
title Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
spellingShingle Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
Rodrigues, Lígia Maria Batista
371
title_short Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
title_full Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
title_fullStr Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
title_full_unstemmed Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
title_sort Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas
author Rodrigues, Lígia Maria Batista
author_facet Rodrigues, Lígia Maria Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Carlos Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lígia Maria Batista
dc.subject.por.fl_str_mv 371
topic 371
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13740
url http://hdl.handle.net/1822/13740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132336472719360