Classificação de Património Mundial da UNESCO como ferramenta de Marketing Territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plácido, Cátia Rente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94674
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
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spelling Classificação de Património Mundial da UNESCO como ferramenta de Marketing TerritorialUNESCO World Heritage Classification as a Territorial Marketing toolImagem;Marca;Marketing Territorial;Património Mundial;Turismo.Image;Brand;Territorial Marketing;World Heritage;Tourism.Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente Relatório pretende revelar quais os principais resultados alcançados ao longo do Estágio Curricular na CBRAIN – Coimbra Advanced Innovation, Lda., que teve início a 2 de fevereiro de 2020, com a duração de 700 horas. O Estágio teve como objetivo a obtenção de grau Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e pressupôs a integração nas atividades gerais da empresa, através da realização de tarefas em diversas áreas funcionais: Projetos; Gestão Estratégica; Análise de Mercado e Viabilidade Económica e Financeira.O tema que se pretende estudar diz respeito à Classificação de Património Mundial da UNESCO como ferramenta de Marketing Territorial. A escolha deste tema, deve-se essencialmente ao facto das tarefas assumidas ao longo do Estágio, estarem direcionadas para um determinado projeto de aplicação real, que consistiu no estudo de viabilidade da criação de uma nova unidade de Alojamento Turístico em zona denominada de Património Mundial da UNESCO.O desenvolvimento deste tema tem como objetivo primordial a análise do impacto da designação no Setor do Turismo, assim como o processo estratégico na promoção de um destino turístico classificado, deste modo, pretende-se concluir de que forma é que a classificação pode contribuir para o desenvolvimento de uma Imagem de Marca.Conclui-se que a Marca UNESCO não dirige o Turismo, embora possa revitalizá-lo em conjunto com diversas práticas, aproveitando a denominação para gerar experiências memoráveis de Turismo capazes de criar imagens positivas na mente do público-alvo, tornando o território mais competitivo e agindo como estratégia integrada de Marketing Territorial.This Report aims to reveal the main results achieved during the course of the Internship at CBRAIN - Coimbra Advanced Innovation, Lda., that started on February 2nd, 2020 and with a duration of 700 hours. The internship had as its main objective obtaining the Master's degree in Management from the Faculty of Economics at the University of Coimbra and presupposed the integration in the general activities of the company, through the participation of tasks in several functional areas: Projects; Strategic Management; Market Analysis and Economic and Financial Viability.The theme I’ll be studying concerns the use of the UNESCO World Heritage Classification as a Territorial Marketing tool. This theme was chosen essentially due to the fact that the tasks undertaken during the Internship were directed towards a specific project with a real world application, which consisted in studying the feasibility of creating a new Tourist Accommodation unit in an area classified as World Heritage by UNESCO.The main aim of this study is to analyze the impact this classification might have on the Tourism Sector, as well as the strategic process behind the promotion of a tourist destination and thus, to understand how the classification as a Word Heritage Area can contribute to the development of a Brand Image.From this study, it was concluded that the UNESCO Brand by itself does not drive tourism forward, however it can revitalize it in conjunction with other different practices, taking advantage of the designation to generate memorable tourism experiences capable of creating positive images in the mind of the target audience, thus making the territory more competitive and acting as a Territorial Marketing strategy.2020-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94674http://hdl.handle.net/10316/94674TID:202708942porPlácido, Cátia Renteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:37:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:19.083052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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