Universidade e sociedade : diálogos silenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basniak, Maria Ivete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Antônio Charles Santiago, Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8945
Resumo: Infelizmente, temos verificado que há um fosso entre o lugar de produção científica, as universidades e a comunidade. Decerto que existe, por parte de alguns pesquisadores, um esforço no sentido de aproximar a produção científica das comunidades, mas, no seu conjunto, pode se afirmar que este é um diálogo interrompido. Neste trabalho, objetivamos discutir possibilidades e desafios da extensão universitária ser um meio para aproximar o conhecimento produzido na universidade da sociedade, para que seja relevante socialmente, acessível e pronto para ser utilizado. Assim, partimos da hipótese de que há um distanciamento entre as pesquisas produzidas e a extensão praticada nas universidades brasileiras. Verificamos isso comparando a produção acadêmica de professores que possuem programas e projetos de extensão, cadastrados na divisão de extensão de uma universidade pública brasileira. A análise dos objetivos desses projetos junto a experiência do projeto do Laboratório Gilberto Freyre, nos permitem também tecermos uma crítica à forma como a extensão universitária é realizada, ou seja, a universidade produz a extensão sem uma escuta às comunidades. Todavia, não se pode objetar a impossibilidade de fazer com que ciência e sociedade possam, de forma fluída, dialogar e produzir saber.
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spelling Universidade e sociedade : diálogos silenciadosEDUCAÇÃOUNIVERSIDADESSOCIEDADEPRODUÇÃO CIENTÍFICAEDUCATIONUNIVERSITIESSOCIETYSCIENTIFIC PRODUCTIONInfelizmente, temos verificado que há um fosso entre o lugar de produção científica, as universidades e a comunidade. Decerto que existe, por parte de alguns pesquisadores, um esforço no sentido de aproximar a produção científica das comunidades, mas, no seu conjunto, pode se afirmar que este é um diálogo interrompido. Neste trabalho, objetivamos discutir possibilidades e desafios da extensão universitária ser um meio para aproximar o conhecimento produzido na universidade da sociedade, para que seja relevante socialmente, acessível e pronto para ser utilizado. Assim, partimos da hipótese de que há um distanciamento entre as pesquisas produzidas e a extensão praticada nas universidades brasileiras. Verificamos isso comparando a produção acadêmica de professores que possuem programas e projetos de extensão, cadastrados na divisão de extensão de uma universidade pública brasileira. A análise dos objetivos desses projetos junto a experiência do projeto do Laboratório Gilberto Freyre, nos permitem também tecermos uma crítica à forma como a extensão universitária é realizada, ou seja, a universidade produz a extensão sem uma escuta às comunidades. Todavia, não se pode objetar a impossibilidade de fazer com que ciência e sociedade possam, de forma fluída, dialogar e produzir saber.Unfortunately, we have checked that the reis a gap between scientific production place, universities, and community. Certainly some researchers have made an effort to bring the scientific production closer to the communities, but, as whole, it can be said that this is an interrupted dialogue. In this research, we aim to discuss the possibilities and challenges of university extension as a means to bring knowledge produced in the university of society so that it is socially relevant, accessible and ready to be used. Thus, we have started from the hypothesis that there is a gap between the researches produced and the extension practiced in the brazilian universities. We have checked this, comparing the academic production of professors Who have extension programs and projects, registered in the extension division of a brazilian public university. The analysis of the objectives of these projects together with the experience of the Gilberto Freyre Laboratory project, also allow us to critique the way university extension is carried out, that is, the university produces extension without listening to the communities. However, it can´t object to the impossibility of making science and society as a flowing way to dialogue and produce knowledge.Malheureusement, nous avons constaté qu’il y a un écart entre le lieu de la recherche scientifique, des universités et de la communauté. Certes, il est, par certains chercheurs, un effort pour se rapprocher de la production scientifique des communautés, mais dans son ensemble, on peut dire que ceci est un dialogue interrompu. Dans cette recherche, nous cherchons à discuter des possibilités et des défis de l’extension de l’université en tant que moyen d’apporter les connaissances générées à l’Université de la société à être socialement pertinente, accessible et prête à l’emploi. Donc, nous partons de l’hypothèse selon laquelle il existe un écart entre la recherche produite et l’étendu et pratiquée dans les universités brésiliennes. Nous avons vérifié cela en comparant la production académique des enseignants qui ont des programmes et des projets d’extension, en registres dans la division de l’extension d’une université publique brésilienne. L’analyse des objectifs de ces projets avec l’expérience du projet de laboratoire Gilberto Freyre, nous permet aussi critiquer la façon dont l’extension de l’université est réalisée, cela veut dire que l’université produit l’extension sans écouter les communautés. Toutefois, on ne peut pas opposer à l’impossibilité de faire que la science et la société puisse, de forme fluide, dialoguer et produire du savoir.Por desgracia, es sabido que hay una grande distancia entre las universidades, que ocupan un lugar de institución científica, y las comunidades en su entorno. Ciertamente hay, por algunos investigadores, un esfuerzo para aproximar la producción científica de las comunidades, pero en su conjunto se puede decir que se trata de un diálogo interrumpido. En este trabajo, nuestro objetivo es analizar las posibilidades y desafíos de la extensión universitaria, para que esta sea un medio para llevar el conocimiento generado en la universidad a la sociedad, para que este mismo conocimiento sea socialmente relevante, accesible y utilizable Así que partimos de la hipótesis de que hay una distancia entre la investigación producida y la extensión practicada en las universidades brasileñas. Se verificó mediante la comparación de la producción académica de los profesores que tienen programas y proyectos de extensión, registradas en la división de extensión de una universidad pública brasileña. El análisis de los objetivos de estos proyectos con la experiencia del proyecto Laboratorio de Gilberto Freyre, nos permite también hacer una crítica de cómo se realiza la extensión universitaria en Brasil, o sea, de cómo la universidad produce la extensión sin escuchar a las comunidades. Sin embargo, no puede oponerse a la imposibilidad de hacer que la ciencia y la sociedad puede, en forma fluida, el diálogo y la producción de conocimiento.Edições Universitárias Lusófonas2018-08-02T16:32:18Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8945por1646-401XBasniak, Maria IveteAlmeida, Antônio Charles SantiagoSilva, Sani de Carvalho Rutz dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:32:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:03.857889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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