Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Miguel Magalhães d'
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14127
Resumo: O presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar.
id RCAP_d7a4ea98242c020af45b1250d1184754
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016Estágio CurricularEducação FísicaEscolaEnsinoAprendizagemAvaliaçãoPedagogic InternshipPhysical EducationSchoolTeachingLearningEvaluationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar.The present report comes with the conclusion of the pedagogic internship carried out in the Physical Education in Basic and Secondary education Master from Faculdade de Motricidade Humana. The pedagogic internship took place in Escola Secundária Fernando Namora and had as a main reference the development in my intervention in four áreas of formation, expressed in the internship guide: Teaching and learning organization and management (Area 1), Pedagogic investigation and inovation (Area 2), School participation (Area 3) and comunity relationship (Area 4). The improvement of all the áreas that were mentioned before, and the relationship between them, happened has a consequence of teaching a 7th grade class. The internship report comes up as reflective character document of my personal and professional development. Thus, using developed reflections of the supervised formation process, I will proceed to a chritical analysis exposing the biggest difficulties, lived experiences and learnings that happened as consequence of the teaching, investigation, Class director monitoring and fuction and school sports support.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, João Miguel Magalhães d'2020-05-10T00:30:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14127TID:201701073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:00.856781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
Almeida, João Miguel Magalhães d'
Estágio Curricular
Educação Física
Escola
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Pedagogic Internship
Physical Education
School
Teaching
Learning
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
author Almeida, João Miguel Magalhães d'
author_facet Almeida, João Miguel Magalhães d'
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, João Miguel Magalhães d'
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Educação Física
Escola
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Pedagogic Internship
Physical Education
School
Teaching
Learning
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Curricular
Educação Física
Escola
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Pedagogic Internship
Physical Education
School
Teaching
Learning
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-05-10T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14127
TID:201701073
url http://hdl.handle.net/10400.5/14127
identifier_str_mv TID:201701073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086713782272