Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Sonaira de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68581
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_d7d2b44c7e6973c85fc10ff4116ec2d9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos AshaninkaIndigenous peoples education in Brazil and information and communication technologies in the Ashaninka's contextTecnologias de informação e comunicaçãoPovos indígenas no BrasilEducação escolar indígenaPovos AshaninkaInformation and communication technologiesIndigenous peoples in BrazilIndigenous school educationAshaninka peoplesCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam transformações profundas na sociedade em que vivemos. Opostamente a entendimentos de senso comum, os povos indígenas no Brasil não ficam de fora deste movimento. Eles veem nestas tecnologias uma renovação instrumental para comunicar, interagir e dialogar com a sociedade envolvente no ciberespaço. Nesse espaço diverso, dinâmico e multifacetado das tecnologias digitais, as questões de justiça social e direitos humanos se renovam, ganham força e também se tornam palcos para a visibilidade do movimento de lutas de minorias étnicas. A comunidade Ashaninka foi uma das primeiras a ecoar suas vozes por meio de vídeos, imagens e sons na rede mundial de computadores. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação dos Povos Indígenas no Brasil, especificamente no contexto dos Ashaninka do rio Amônia compreendendo como esse povo integra as tecnologias digitais em seus processos educativos. Para isso, delineou-se a pesquisa bibliográfica e documental, exploratória, concebida a partir de dois estudos complementares, possibilitando visões macro e micro sobre a problemática investigada. No estudo 1, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, no acervo online na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para elucidar evidências sobre a importância das TIC para a Educação dos Povos Indígenas no Brasil, possibilitando uma visão macro sobre o objeto de investigação; No estudo 2, realizou-se a análise do website do povo Ashaninka do rio Amônia, de seus conteúdos e interface gráfica, com a finalidade de apresentar uma visão micro centrada nas experiências com e na internet deste povo. Optou-se pelo estudo exploratório de cariz bibliográfico e documental para percebermos o contexto e finalidades de como esse povo faz a integração das TIC na educação escolar indígena por meio de práticas e estratégias para emancipação sociocultural. Os resultados apontam para temas e subtemas que dão compreensão das práticas comunitárias e escolares do uso das TIC e da Internet pelo povo Ashaninka e permitem embasar estudos mais aprofundados sobre as TIC e a educação dos Povos Indígenas, sobretudo dos que residem no estado brasileiro do Acre.Information and Communication Technologies (ICT) represent deep transformations in the society we live. As opposed to common sense understanding, the indigenous peoples in Brazil are not left out of this movement. They see in these technologies an instrumental renovation to communicate, interact, and dialog with the society engaged in the cyberspace. In this diverse, dynamic, and multifaceted space of the digital technologies, matters of social justice and human rights are renewed, gain power, and also become stages for the visibility of ethnic minorities' fights. The Ashaninka were one of the first communities to echo their voices through videos, images, and sounds in the world wide web. This master's thesis aims to analyze the integration of Information and Communication Technologies (ICT) with the education of Indigenous Peoples in Brazil, specifically in the context of the Ashaninka of the Amonia River, understanding how they integrate the digital technologies in their educational processes. For that, a bibliographic and documental exploratory research was outlined, which derived from two complementary studies, enabling macro and micro views on the investigated issue. In study 1, a systematic literature review was carried out in the online collection of the National Indian Foundation (Fundacao Nacional do Indio - FUNAI), to elucidate evidence about the importance of ICT to the education of Indigenous Peoples in Brazil, providing a macro view on the object of investigation. In study 2, the analysis of the website of the Ashaninka people of the Amonia River was conducted, focusing on its contents and graphic interlace, with the intention of presenting a micro view centered on this people's experience with and on the internet. The exploratory study with bibliographic and documental aspects was chosen in order to understand the context and purposes of how this people integrate ICT with the indigenous school education through practices and strategies for social emancipation. The results point to themes and subthemes that provide understanding on the use of both ICT and the Internet in community and school practices by the Ashaninka people, and allow to support more in-depth studies on ICT and the education of Indigenous Peoples, especially the ones that reside in the Brazilian state of Acre.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoMoura, Sonaira de Araújo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68581por202530329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:43.631852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
Indigenous peoples education in Brazil and information and communication technologies in the Ashaninka's context
title Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
spellingShingle Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
Moura, Sonaira de Araújo
Tecnologias de informação e comunicação
Povos indígenas no Brasil
Educação escolar indígena
Povos Ashaninka
Information and communication technologies
Indigenous peoples in Brazil
Indigenous school education
Ashaninka peoples
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
title_full Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
title_fullStr Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
title_full_unstemmed Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
title_sort Educação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
author Moura, Sonaira de Araújo
author_facet Moura, Sonaira de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Sonaira de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Povos indígenas no Brasil
Educação escolar indígena
Povos Ashaninka
Information and communication technologies
Indigenous peoples in Brazil
Indigenous school education
Ashaninka peoples
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Tecnologias de informação e comunicação
Povos indígenas no Brasil
Educação escolar indígena
Povos Ashaninka
Information and communication technologies
Indigenous peoples in Brazil
Indigenous school education
Ashaninka peoples
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68581
url http://hdl.handle.net/1822/68581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202530329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132403067781120