Os idosos e a inclusão social: estudo do grau de sensibilização da população às campanhas de apoio aos idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64132 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Social |
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Os idosos e a inclusão social: estudo do grau de sensibilização da população às campanhas de apoio aos idososThe elderly and social inclusion: study on the population’s level of sensitivity to the elderly support campaignsCampanhas de comunicaçãoEnvelhecimento da populaçãoInclusão socialMarketing socialAgingCommunication campaignsSocial inclusionSocial MarketingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia SocialO envelhecimento é um fenómeno humano que abrange todos aqueles que atingem uma determinada idade. Este fenómeno é complexo e com ele surgem problemas que se intensificam ao longo desta fase da vida. A violência e o abandono surgem muitas das vezes como consequência do envelhecimento ou de problemas inerentes ao envelhecimento. Nos últimos anos, a violência praticada contra os idosos aumentou cerca de 30%. O abandono e violência praticado contra idosos podem ser efetuados por pessoas externas à família, mas em muitos casos, provenientes da própria família. Neste sentido, é fundamental intervir a vários níveis para amenizar este problema, sendo o Marketing Social uma das áreas que pode contribuir para a sua diminuição. O Marketing social atua no sentido de sensibilizar e consciencializar a população perante um problema identificado, com o objetivo de se verificar uma alteração de comportamentos indesejáveis. A parte de investigação segue dois tipos de estudo distintos. A análise quantitativa com o objetivo de recolher dados contáveis da amostra. A análise qualitativa composta por uma entrevista semiestruturada. Com a entrevista é possível analisar alguns pontos essenciais, como o cuidado ao idoso, os requisitos básicos intrínsecos ao processo de cuidar e a existência de campanhas sociais voltadas ao abandono / violência do idoso. O abandono e violência a idosos é uma realidade que tende a aumentar e, portanto, sabendo que o Marketing Social tem um papel relevante na consciencialização da população deve ser usado de forma estratégica para combater flagelos sociais desta natureza.Aging is a human phenomenon that encompasses all those who reach a certain age. This phenomenon is complex and with it some problems may intensify throughout this phase of life. Violence and abandonment arise as a consequence of Aging or problems inherent to Aging. In recent years, violence against the elderly has increased about 30%. Abandonment and violence against the elderly can be done by people outside the family, but in many cases, by the family itself. In this sense, it is essential to intervene at various levels. Social Marketing is one of the areas that can contribute to its decrease. Social Marketing acts in the sense of raising awareness of the population to the identified problem, with the objective of changing undesirable behavior. The research part follows two types of study. The quantitative analysis with the aim of collecting countable data from the sample. The qualitative analysis is composed of a semi-structured. With the interview it is possible to analyze some essential points such as the care for the elderly, the basic requirements intrinsic to the care process and the existence of social campaigns aimed at the abandonment / violence of the elderly. The abandonment and violence are a reality that tends to increase and, therefore, Social Marketing plays an important role in raising awareness of the population and so it must be used strategically to combat social scourges of this nature.Costa, Carlos Alberto Arriaga TaboleirosUniversidade do MinhoEsteves, Tânia Afonso20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64132por202337200info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:42.196041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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