Intervindo em perturbações da comunicação: estratégias que ampliam as competências comunicativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14758 |
Resumo: | A linguagem é, por excelência, o principal meio de comunicação com o mundo que nos envolve. Contudo, são vários os factores que podem comprometer o ato de comunicar, surgindo assim as perturbações da comunicação, que atualmente continuam a ser tema de análise por vários investigadores. Partilhando este interesse, neste estudo de caso realizado no âmbito de um estágio em contexto de jardim-de-infância, com uma criança de três anos e onze meses, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem as capacidades comunicativas da mesma. Partindo de algumas evidências observadas na sala de atividades, que denunciavam dificuldades ao nível da linguagem no contexto social (pragmática) e relacionamento com os colegas, foram aplicados, o teste de avaliação da linguagem da criança – TALC e a escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil – SGS II, numa fase de avaliação diagnóstica. Partindo dos resultados obtidos, delineamos as estratégias de intervenção. Acreditámos que, ao associarmos uma área em que a criança era muito competente – o desenho – a uma área em que tinha mais dificuldades – o brincar, para promovermos as suas competências comunicativas, conseguimos situações em que a criança se sentiu estimulada e obteve prazer na comunicação, melhorando significativamente a sua capacidade de comunicar e de se relacionar com os outros. A aplicação do TALC e do SGS II após a intervenção, sete meses mais tarde, revelaram-nos resultados expressivos no desenvolvimento da criança. |
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Intervindo em perturbações da comunicação: estratégias que ampliam as competências comunicativasEducação especialPerturbações da comunicaçãoDesenvolvimento da linguagemInteracção social - CriançasJogos educativosDesenvolvimento das criançasJardins de infânciaDesenhoA linguagem é, por excelência, o principal meio de comunicação com o mundo que nos envolve. Contudo, são vários os factores que podem comprometer o ato de comunicar, surgindo assim as perturbações da comunicação, que atualmente continuam a ser tema de análise por vários investigadores. Partilhando este interesse, neste estudo de caso realizado no âmbito de um estágio em contexto de jardim-de-infância, com uma criança de três anos e onze meses, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem as capacidades comunicativas da mesma. Partindo de algumas evidências observadas na sala de atividades, que denunciavam dificuldades ao nível da linguagem no contexto social (pragmática) e relacionamento com os colegas, foram aplicados, o teste de avaliação da linguagem da criança – TALC e a escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil – SGS II, numa fase de avaliação diagnóstica. Partindo dos resultados obtidos, delineamos as estratégias de intervenção. Acreditámos que, ao associarmos uma área em que a criança era muito competente – o desenho – a uma área em que tinha mais dificuldades – o brincar, para promovermos as suas competências comunicativas, conseguimos situações em que a criança se sentiu estimulada e obteve prazer na comunicação, melhorando significativamente a sua capacidade de comunicar e de se relacionar com os outros. A aplicação do TALC e do SGS II após a intervenção, sete meses mais tarde, revelaram-nos resultados expressivos no desenvolvimento da criança.Language is the primary means of communication with the world that surrounds us. However, there are several factors that can compromise the act of communication, thereby resulting in communication disruption, a current topic of analysis and the object of extensive research. Sharing this concern and within the academic internship offered by the Masters in Educational Sciences of the University of Aveiro, we performed a case study, using as context a kindergarten environment, with a child of three years and eleven months of age, and establishing as our primary and broader goal to promote the communicative abilities of the said child. Based on some observed evidence captured in the activity room, which denounced difficulties with language in social contexts (pragmatics) and relationships with colleagues, we applied the test of abstract language comprehension (TALC) and the schedule of growing skills (SGS II) to the diagnostic evaluation. The results allowed for the outline of intervention strategies, abiding by the principle of developing an approach based on aptitude/ skills. By associating an area in which the child was very skilled - design - to an area in which more difficulties were detected - playing – in order to promote his communication skills, we were able to obtain situations in which the child felt stimulated and enjoyed the communication process, thus significantly improving his ability to communicate and relate to others. Application of the TALC and the SGS II after the intervention, seven months later, showed significantly positive results for the child’s development.Universidade de Aveiro2015-10-21T15:30:20Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14758TID:201594927porCunha, Susana Teresa Costa Mendes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:03Zoai:ria.ua.pt:10773/14758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:16.294856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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