Intervindo em perturbações da comunicação: estratégias que ampliam as competências comunicativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Susana Teresa Costa Mendes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14758
Resumo: A linguagem é, por excelência, o principal meio de comunicação com o mundo que nos envolve. Contudo, são vários os factores que podem comprometer o ato de comunicar, surgindo assim as perturbações da comunicação, que atualmente continuam a ser tema de análise por vários investigadores. Partilhando este interesse, neste estudo de caso realizado no âmbito de um estágio em contexto de jardim-de-infância, com uma criança de três anos e onze meses, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem as capacidades comunicativas da mesma. Partindo de algumas evidências observadas na sala de atividades, que denunciavam dificuldades ao nível da linguagem no contexto social (pragmática) e relacionamento com os colegas, foram aplicados, o teste de avaliação da linguagem da criança – TALC e a escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil – SGS II, numa fase de avaliação diagnóstica. Partindo dos resultados obtidos, delineamos as estratégias de intervenção. Acreditámos que, ao associarmos uma área em que a criança era muito competente – o desenho – a uma área em que tinha mais dificuldades – o brincar, para promovermos as suas competências comunicativas, conseguimos situações em que a criança se sentiu estimulada e obteve prazer na comunicação, melhorando significativamente a sua capacidade de comunicar e de se relacionar com os outros. A aplicação do TALC e do SGS II após a intervenção, sete meses mais tarde, revelaram-nos resultados expressivos no desenvolvimento da criança.
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