Economia Digital na Fileira da Insdustria Gráfica: O Caso da Tipografia Lousanense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19536 |
Resumo: | Esta investigação analisa o impacto das inovações disruptivas no Setor das Indústrias Gráficas no virar do século, nomeadamente na Tipografia Lousanense, empresa centenária, localizada na Lousã, região centro de Portugal. As novas tecnologias estão a mitigar os custos de comercialização através otimização dos fatores de produção. Trata-se da evolução conceptual da “cadeia de valor” para a “rede de valor” em que as geometrias das funções entre empresas são variáveis, e as parcerias tendem a ser customizadas e oportunistas. Este fenómeno, sob a macrodefinição de Economia Digital, é caraterizado pela transferência de poder na economia do conhecimento criando uma enorme incógnita sobre a atividade gráfica em papel em prol de produtos digitais. O setor gráfico assiste a esta mudança de paradigma que obriga a redefinição da missão e das atividades englobadas nas empresas da fileira. O estudo de caso foi precedido de pesquisa exploratória para aprofundar o entendimento sobre o tema e a sua aplicação na empresa. Neste sentido, foi dado particular enfâse ao estudo dos conceitos de (i) Comunicação, (ii) Digital Analytics, (iii) Marca, (iv) Sistema de Ciência e Tecnologia e (v) Cooperação. Observou-se a necessidade de promoção de programas de formação concomitantemente com a melhor profissionalização da gestão no sentido de consolidar competências de gestão estratégica associadas às de marketing e de comunicação. Estas necessidades de formação abrangem todos os níveis hierárquicos, ou seja, estendem-se, desde a gestão de topo aos recursos-humanos operativos em áreas muito especializadas. O ritmo de mudança tecnológica associado ao consequente investimento corpóreo e incorpóreo tende a dificultar a reinvenção do setor. Assim, importa desenvolver um novo perfil de parcerias, designadamente, investidores de risco (financeiros), tecnológicos (start up na área do Digital) e institucionais (centros de I&D e Universidades). É sobre este trajeto que esta dissertação se foca, e analisa. E tenta oferecer pistas. |
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Economia Digital na Fileira da Insdustria Gráfica: O Caso da Tipografia LousanenseIndústria Gráfica; Digital Analytics; Sistema de Ciência e Tecnologia e Cooperação.Esta investigação analisa o impacto das inovações disruptivas no Setor das Indústrias Gráficas no virar do século, nomeadamente na Tipografia Lousanense, empresa centenária, localizada na Lousã, região centro de Portugal. As novas tecnologias estão a mitigar os custos de comercialização através otimização dos fatores de produção. Trata-se da evolução conceptual da “cadeia de valor” para a “rede de valor” em que as geometrias das funções entre empresas são variáveis, e as parcerias tendem a ser customizadas e oportunistas. Este fenómeno, sob a macrodefinição de Economia Digital, é caraterizado pela transferência de poder na economia do conhecimento criando uma enorme incógnita sobre a atividade gráfica em papel em prol de produtos digitais. O setor gráfico assiste a esta mudança de paradigma que obriga a redefinição da missão e das atividades englobadas nas empresas da fileira. O estudo de caso foi precedido de pesquisa exploratória para aprofundar o entendimento sobre o tema e a sua aplicação na empresa. Neste sentido, foi dado particular enfâse ao estudo dos conceitos de (i) Comunicação, (ii) Digital Analytics, (iii) Marca, (iv) Sistema de Ciência e Tecnologia e (v) Cooperação. Observou-se a necessidade de promoção de programas de formação concomitantemente com a melhor profissionalização da gestão no sentido de consolidar competências de gestão estratégica associadas às de marketing e de comunicação. Estas necessidades de formação abrangem todos os níveis hierárquicos, ou seja, estendem-se, desde a gestão de topo aos recursos-humanos operativos em áreas muito especializadas. O ritmo de mudança tecnológica associado ao consequente investimento corpóreo e incorpóreo tende a dificultar a reinvenção do setor. Assim, importa desenvolver um novo perfil de parcerias, designadamente, investidores de risco (financeiros), tecnológicos (start up na área do Digital) e institucionais (centros de I&D e Universidades). É sobre este trajeto que esta dissertação se foca, e analisa. E tenta oferecer pistas.Moreira de Carvalho, RuiRepositório ComumRibeiro Torres, Ana Cristina2017-11-28T16:51:51Z2017-01-172017-01-31T00:00:00Z2017-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19536201782006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:54.436051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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