Programa Anos Incríveis: Avaliação pelos pais da mudança e de fatores que contribuíram para a mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita Vasconcelos dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85347
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Programa Anos Incríveis: Avaliação pelos pais da mudança e de fatores que contribuíram para a mudançaIncredible Years Program: Evaluation by parents of change and factors that contributed to the changePrograma Anos Incríveis para Paisperceção de mudançaprocesso de mudançaestudo longitudinalIncredible Years Program for Parentsperception of changechange processlongitudinal studyDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoBackground: Families with preschool children face specific challenges related to the various developmental changes of the children, who are in a phase of active exploration of limits, involving behaviors that are not always easy to deal with, and can assume the proportion of behavioral problems that need to be solved. In this sense, parental education programs, such as the Incredible Years Basic, are relevant, with the main purposes of promoting parental skills, increasing family cohesion and providing parents with a better understanding of child development. To maximize the effects of this type of programs it is pertinent to understand why the treatment works in order to help identify variables that may contribute to make them more effective. Objectives: The general objectives of this research were to evaluate the impact, perceived by the participating parents, that the Incredible Years Program had in several areas of their lives, two years after attending the program, as well as to identify the variables and components of the program that they considered as most relevant to change. It was also intended to study the relationship between perceived change and: sociodemographic variables (age, socioeconomic level and literacy); the fact that they have attended the group alone or accompanied; and the adherence and involvement of the participants in the program. Methods: In this longitudinal study, 80 parents of children aged 3 to 6 years were enrolled, from the 102 who had participated in the earlier project "Incredible Years for the Promotion of Mental Health." In order to respond to the previously mentioned objectives, the Questionnaire on the Experience of Participation in an Incredible Years group was answered by parents, and data from the Inventory for Leaders of the Incredible Years Parent groups were used to evaluate the parents’ involvement in the sessions and adherence to the methodologies of the program. The number of sessions attended was used as an indicator of adherence. Results: Positive changes were reported in several areas of the participants’ lifes and some factors were identified as responsible for these changes, both related to the the program’ contents (with a special emphasis on Praise and Play) and its methods (highlighting Group discussion or in pairs), and to the characteristics / actions of the group leaders. No relationship was found between the perceived changes and sociodemographic variables, nor the fact that parents attended the group alone or accompanied or their level of adherence and involvement in the program. Discussion: The results are discussed based on the review of the scientific literature that framed this study. Conclusions: This research has contributed to highlight the importance of studying the mechanisms of change in parental interventions in order to maximize their effects.Enquadramento: As famílias com filhos em idade pré-escolar enfrentam desafios específicos relacionados com as várias mudanças desenvolvimentais das crianças, que se encontram numa fase de ativa exploração de limites envolvendo comportamentos nem sempre fáceis de lidar, podendo assumir a proporção de problemas comportamentais que é necessário resolver. Nesse sentido, tornam-se relevantes os programas de educação parental, como o programa Anos Incríveis Básico, que tem como intuitos principais a promoção de competências parentais, o aumento da coesão familiar e uma maior compreensão em relação ao desenvolvimento infantil. Para maximizar os efeitos deste tipo de programas é pertinente compreender por que razão o tratamento funciona, de forma a auxiliar na identificação de variáveis que podem contribuir para torná-los cada vez mais eficazes e efetivos. Objetivos: Os objetivos gerais desta investigação foram avaliar o impacto, percecionado pelos pais participantes, que o programa Anos Incríveis Básico teve em várias áreas das suas vidas, dois anos após terem frequentado o programa, assim como identificar as variáveis e componentes do programa que os mesmos consideraram como mais relevantes para a mudança. Pretendeu-se, igualmente, estudar a relação entre a mudança percecionada e: variáveis sociodemográficas (idade, nível socioeconómico e habilitações literárias); o facto de terem frequentado o grupo sozinhos ou acompanhados; e a adesão e envolvimento dos participantes no programa. Método: Neste estudo longitudinal participaram 80 pais de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, tendo por base os 102 participantes de um projeto anterior “Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental”. Com o intuito de responder aos objetivos anteriormente apresentados desenvolveu-se o Questionário sobre a Experiência de Participação num grupo Anos Incríveis e recorreu-se aos dados do Inventário para os Líderes de Grupos de Pais Anos Incríveis acerca do envolvimento dos pais nas sessões e adesão às metodologias do programa. O número de sessões em que estiveram presentes foi tomado como indicador de adesão. Resultados: Foram reportadas mudanças positivas em diversas áreas de vida dos participantes e identificados fatores responsáveis por essas mudanças, quer em relação aos conteúdos do programa (sobressaindo o Elogiar e o Brincar), e aos seus métodos (destacando-se a Discussão em grupo ou em pares), quer às caraterísticas/ações dos dinamizadores. Não se encontraram relações entre as mudanças percecionadas e as variáveis sociodemográficas, nem o facto de terem frequentado o grupo sozinhos ou acompanhados ou o nível de adesão e envolvimento dos participantes no programa. Discussão: Os resultados são discutidos com base na revisão da literatura científica que enquadrou este estudo. Conclusões: Esta investigação contribuiu para sinalizar a importância do estudo dos mecanismos de mudança nas intervenções parentais, de forma a maximizar os seus efeitos.2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85347http://hdl.handle.net/10316/85347TID:202195520porSantos, Rita Vasconcelos dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-20T09:22:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:40.938347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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