As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66007 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
id |
RCAP_d8ae551fea7f3277381c44c54186030b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?Computer platforms in school management: bureaucracy or autonomy?AutonomiaBurocraciaGestão escolarPlataformas informáticasAutonomyBureaucracyComputer platformsSchool managementCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)As novas tecnologias de educação e informação, amplamente debatidas no campo educativo, revolucionaram relações pedagógicas e administrativas. Há poucos estudos centrados na governação informática da educação e na sua utilização abundante nas escolas portuguesas, feita por imposição do Ministério da Educação e Ciência, ou por opção interna das escolas. Face à atenção dada, nos últimos anos, à governação informática da educação, o nosso intuito foi analisar como as plataformas informáticas se impuseram no quotidiano das escolas, condicionando o trabalho do Diretor e da sua equipa de apoio (Subdiretor, Adjunto e Chefe dos Serviços Administrativos e Ação Escolar); e de gestores intermédios (Diretores de Turma). Esta investigação procurou aferir como é que estes diferentes atores das periferias se relacionavam com as plataformas informáticas e, consequentemente, com o organismo central que as controla, o Ministério da Educação e da Ciência. Além disso, quisemos discutir a hipótese teórica de as plataformas informáticas poderem configurar, mais do que manifestações de autonomia, novos processos de controlo burocrático – centralizado e feito por controlo remoto. Esta investigação partiu da aplicação de um diário de bordo, seguida da realização de entrevistas ao diretor, subdiretor, adjunto e ao chefe dos serviços administrativos e ação escolar, para, posteriormente, aplicarmos um inquérito por questionário aos diretores de turma. Cruzamos os dados empíricos mobilizados ao longo desta investigação, centrada num agrupamento de escolas do ensino público, no norte de Portugal, com as lentes dos modelos burocrático e político, em relação com temáticas como centralização/descentralização, autonomia e controlo burocrático. No plano de ação, observa-se que a governação informática invade, com burocracia desmesurada, a ação diária da equipa de apoio ao diretor. Já os detentores de cargos intermédios lidam com as plataformas internas, de forma automática, como meros administrativos.The new education and information technologies, widely debated in the educational field, have revolutionized pedagogical and administrative relations. There are few studies focusing on the information technology governance of education and its abundant use in Portuguese schools, made by imposition of the Ministry of Education and Science, or by the internal choice of the schools. In view of the attention paid, in recent years, to the information technology governance of education, our aim was to analyze how electronic platforms have imposed themselves on the daily lives of schools, conditioning the work of the Director and his support team (Deputy Director, Deputy and Head of Services Administrative and School Action); and middle managers (Class Directors). This research sought to assess how all these different peripheral actors related to electronic platforms and, consequently, to the central body that controls them, the Ministry of Education and Science. In addition, we wanted to discuss the theoretical hypothesis that electronic platforms can become, rather than manifestations of autonomy, new bureaucratic control processes - centralized and done by remote control. This investigation started from the application of a logbook, followed by interviews with the principal director, deputy director, deputy and the head of administrative services and school action, to subsequently apply a questionnaire survey to class directors. We crossed the empirical data mobilized throughout this investigation, centered on a group of public education schools, in the north of Portugal, with the lens of bureaucratic and political models, in relation to themes such as centralization/decentralization, autonomy and bureaucratic control. In the action plan, it is observed that electronic governance invades, with excessive bureaucracy, the daily action of the director support team. Holders of intermediate positions, on the other hand, deal with internal platforms automatically, as mere administrative workers.Martins, Maria Fernanda dos SantosUniversidade do MinhoGodinho, Ricardo Luís Tinoco Gil20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66007por202487342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:36.773523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? Computer platforms in school management: bureaucracy or autonomy? |
title |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
spellingShingle |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil Autonomia Burocracia Gestão escolar Plataformas informáticas Autonomy Bureaucracy Computer platforms School management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
title_full |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
title_fullStr |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
title_full_unstemmed |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
title_sort |
As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
author |
Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil |
author_facet |
Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria Fernanda dos Santos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Burocracia Gestão escolar Plataformas informáticas Autonomy Bureaucracy Computer platforms School management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Autonomia Burocracia Gestão escolar Plataformas informáticas Autonomy Bureaucracy Computer platforms School management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66007 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202487342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132222107680768 |