As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66007
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
id RCAP_d8ae551fea7f3277381c44c54186030b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?Computer platforms in school management: bureaucracy or autonomy?AutonomiaBurocraciaGestão escolarPlataformas informáticasAutonomyBureaucracyComputer platformsSchool managementCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)As novas tecnologias de educação e informação, amplamente debatidas no campo educativo, revolucionaram relações pedagógicas e administrativas. Há poucos estudos centrados na governação informática da educação e na sua utilização abundante nas escolas portuguesas, feita por imposição do Ministério da Educação e Ciência, ou por opção interna das escolas. Face à atenção dada, nos últimos anos, à governação informática da educação, o nosso intuito foi analisar como as plataformas informáticas se impuseram no quotidiano das escolas, condicionando o trabalho do Diretor e da sua equipa de apoio (Subdiretor, Adjunto e Chefe dos Serviços Administrativos e Ação Escolar); e de gestores intermédios (Diretores de Turma). Esta investigação procurou aferir como é que estes diferentes atores das periferias se relacionavam com as plataformas informáticas e, consequentemente, com o organismo central que as controla, o Ministério da Educação e da Ciência. Além disso, quisemos discutir a hipótese teórica de as plataformas informáticas poderem configurar, mais do que manifestações de autonomia, novos processos de controlo burocrático – centralizado e feito por controlo remoto. Esta investigação partiu da aplicação de um diário de bordo, seguida da realização de entrevistas ao diretor, subdiretor, adjunto e ao chefe dos serviços administrativos e ação escolar, para, posteriormente, aplicarmos um inquérito por questionário aos diretores de turma. Cruzamos os dados empíricos mobilizados ao longo desta investigação, centrada num agrupamento de escolas do ensino público, no norte de Portugal, com as lentes dos modelos burocrático e político, em relação com temáticas como centralização/descentralização, autonomia e controlo burocrático. No plano de ação, observa-se que a governação informática invade, com burocracia desmesurada, a ação diária da equipa de apoio ao diretor. Já os detentores de cargos intermédios lidam com as plataformas internas, de forma automática, como meros administrativos.The new education and information technologies, widely debated in the educational field, have revolutionized pedagogical and administrative relations. There are few studies focusing on the information technology governance of education and its abundant use in Portuguese schools, made by imposition of the Ministry of Education and Science, or by the internal choice of the schools. In view of the attention paid, in recent years, to the information technology governance of education, our aim was to analyze how electronic platforms have imposed themselves on the daily lives of schools, conditioning the work of the Director and his support team (Deputy Director, Deputy and Head of Services Administrative and School Action); and middle managers (Class Directors). This research sought to assess how all these different peripheral actors related to electronic platforms and, consequently, to the central body that controls them, the Ministry of Education and Science. In addition, we wanted to discuss the theoretical hypothesis that electronic platforms can become, rather than manifestations of autonomy, new bureaucratic control processes - centralized and done by remote control. This investigation started from the application of a logbook, followed by interviews with the principal director, deputy director, deputy and the head of administrative services and school action, to subsequently apply a questionnaire survey to class directors. We crossed the empirical data mobilized throughout this investigation, centered on a group of public education schools, in the north of Portugal, with the lens of bureaucratic and political models, in relation to themes such as centralization/decentralization, autonomy and bureaucratic control. In the action plan, it is observed that electronic governance invades, with excessive bureaucracy, the daily action of the director support team. Holders of intermediate positions, on the other hand, deal with internal platforms automatically, as mere administrative workers.Martins, Maria Fernanda dos SantosUniversidade do MinhoGodinho, Ricardo Luís Tinoco Gil20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66007por202487342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:36.773523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
Computer platforms in school management: bureaucracy or autonomy?
title As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
spellingShingle As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil
Autonomia
Burocracia
Gestão escolar
Plataformas informáticas
Autonomy
Bureaucracy
Computer platforms
School management
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
title_full As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
title_fullStr As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
title_full_unstemmed As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
title_sort As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia?
author Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil
author_facet Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Fernanda dos Santos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Burocracia
Gestão escolar
Plataformas informáticas
Autonomy
Bureaucracy
Computer platforms
School management
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autonomia
Burocracia
Gestão escolar
Plataformas informáticas
Autonomy
Bureaucracy
Computer platforms
School management
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66007
url http://hdl.handle.net/1822/66007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202487342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132222107680768