Vamos comunicar? : uma investigação no setor terciário do Concelho de Viseu sobre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21933 |
Resumo: | As organizações têm vindo a apostar na internacionalização e globalização, verificando-se uma forte terciarização da atividade económica. A par destas mudanças, a atuação dos colaboradores no interior das organizações tem sofrido alterações, reconhecendo-se a importância da motivação dos mesmos para o sucesso da organização. Por seu turno, estudos recentes relacionam a comunicação organizacional com o êxito organizacional, que por sua vez também está relacionado com a motivação dos colaboradores. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a procura de uma relação positiva entre a comunicação interna das organizações e a motivação dos colaboradores. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, transversal e não experimental, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra não aleatória composta por 230 indivíduos pertencentes a médias e grandes organizações do setor terciário da atividade económica do concelho de Viseu. A análise descritiva permitiu perceber melhor a caracterização da amostra e os resultados da escala de comunicação interna e da escala de motivação. Com a análise fatorial estabeleceram-se quatro fatores comunicacionais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, informação e linguagem organizacional, relações organizacionais e feedback e participação organizacional; e quatro fatores motivacionais, isto é: gestão da motivação, desempenho e avaliação, comprometimento organizacional e realização e poder. As hipóteses formuladas permitiram concluir que o género tem influência nas relações organizacionais e na realização e poder, o estado civil na comunicação e relacionamento interpessoal, as habilitações literárias no feedback e participação organizacional e nas relações organizacionais. Por seu turno, os resultados também permitem comprovar parcialmente a hipótese que estabelece uma relação positiva entre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores, isto é, verifica-se que alguns fatores motivacionais estão positivamente correlacionados com os fatores comunicacionais: comunicação e relacionamento interpessoal com gestão da motivação e realização e poder; informação e linguagem organizacional e relações organizacionais com a gestão da motivação, o desempenho e avaliação e o comprometimento organizacional; feedback e participação organizacional com a gestão da motivação e o desempenho e avaliação. Em síntese, concluiu-se que em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, se verifica uma relação entre a qualidade de comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores. |
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Vamos comunicar? : uma investigação no setor terciário do Concelho de Viseu sobre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradoresOrganizaçãoComunicaçãoMotivaçãoColaboradores do setor terciárioOrganizationCommunicationMotivationEmployees from de third sector of economic activityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs organizações têm vindo a apostar na internacionalização e globalização, verificando-se uma forte terciarização da atividade económica. A par destas mudanças, a atuação dos colaboradores no interior das organizações tem sofrido alterações, reconhecendo-se a importância da motivação dos mesmos para o sucesso da organização. Por seu turno, estudos recentes relacionam a comunicação organizacional com o êxito organizacional, que por sua vez também está relacionado com a motivação dos colaboradores. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a procura de uma relação positiva entre a comunicação interna das organizações e a motivação dos colaboradores. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, transversal e não experimental, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra não aleatória composta por 230 indivíduos pertencentes a médias e grandes organizações do setor terciário da atividade económica do concelho de Viseu. A análise descritiva permitiu perceber melhor a caracterização da amostra e os resultados da escala de comunicação interna e da escala de motivação. Com a análise fatorial estabeleceram-se quatro fatores comunicacionais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, informação e linguagem organizacional, relações organizacionais e feedback e participação organizacional; e quatro fatores motivacionais, isto é: gestão da motivação, desempenho e avaliação, comprometimento organizacional e realização e poder. As hipóteses formuladas permitiram concluir que o género tem influência nas relações organizacionais e na realização e poder, o estado civil na comunicação e relacionamento interpessoal, as habilitações literárias no feedback e participação organizacional e nas relações organizacionais. Por seu turno, os resultados também permitem comprovar parcialmente a hipótese que estabelece uma relação positiva entre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores, isto é, verifica-se que alguns fatores motivacionais estão positivamente correlacionados com os fatores comunicacionais: comunicação e relacionamento interpessoal com gestão da motivação e realização e poder; informação e linguagem organizacional e relações organizacionais com a gestão da motivação, o desempenho e avaliação e o comprometimento organizacional; feedback e participação organizacional com a gestão da motivação e o desempenho e avaliação. Em síntese, concluiu-se que em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, se verifica uma relação entre a qualidade de comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores.Organizations from all economy quadrants have been investing on expanding their business internationally and wide-spread across the globe, focusing on the rise the importance of tertiary services on the whole economic scenario. In hand with these changes, the way employees behave within companies has suffered major shifts. Companies are starting to recognize that employees’ motivation has a considerable impact in the company’s success. Recent studies show that a good organizational communication is the key for success and can also impact on employees’ motivation. The main goal of this dissertation is to establish a positive correlation between companies’ internal communication and employees’ motivation. The empirical research underlying this paper was supported by an explanatory, quantitative, transversal and non-experimental study. A sample of 230 single individuals belonging to different organizations from de third sector of economic activity from Viseu was used. A descriptive analysis helped a better understanding of the sample and of the results of communication and motivation scale. With a factorial analysis we could establish four main communication factors: communication and interpersonal relationships, information and organizational language, organizational relationships, feedback and individual involvement with the organization; and four major motivational factors: motivations management, performance and evaluation, organizational commitment and self-realization and power. All the compiled data and the formulated hypothesis allowed to acknowledge that gender has an influence in organizational relationships and self-realization and power; marital status impacts on communication and interpersonal relationships; literacy has an impact on feedback and individual involvement with the organization and organizational relationships. Additionally, the results also allow to partially prove the hypothesis that internal organizational communication has a positive correlation with employees’ motivation. We can relate motivational factors to communication factors such as: communication and interpersonal relationships with motivational management, organizational commitment and self-realization and power; information and organizational language and organizational relationships with motivation management, performance and evaluation and organizational commitment; feedback and individual involvement with the organization with motivational management and performance and evaluation. It was concluded, both theoretically and empirically, that the quality of internal organizational communication can be related to the motivation of employees.Capucho, Maria Filomena DiasRibeiro, PauloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Sabrina Lourenço de2020-02-28T01:30:46Z2017-02-0220162017-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21933TID:201615380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:16.090696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Vamos comunicar? : uma investigação no setor terciário do Concelho de Viseu sobre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores Almeida, Sabrina Lourenço de Organização Comunicação Motivação Colaboradores do setor terciário Organization Communication Motivation Employees from de third sector of economic activity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
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