ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43527 |
Resumo: | Abordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré- |
id |
RCAP_d9dd75ea77db129821c1bc565b68ff80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; culturaAbordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré-ISPGAYARepositório ComumPedrosa, DianaMorais, José C.2023-02-01T15:45:46Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43527porPedrosa, D., & Morais, J. C. (2022).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.436196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
title |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
spellingShingle |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? Pedrosa, Diana educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura |
title_short |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
title_full |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
title_fullStr |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
title_full_unstemmed |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
title_sort |
ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ? |
author |
Pedrosa, Diana |
author_facet |
Pedrosa, Diana Morais, José C. |
author_role |
author |
author2 |
Morais, José C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Diana Morais, José C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura |
topic |
educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura |
description |
Abordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré- |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 2022-12-31T00:00:00Z 2023-02-01T15:45:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43527 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedrosa, D., & Morais, J. C. (2022). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137239415914496 |