Auxiliares de acção educativa: poderes ocultos na escola?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/11141 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional) |
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Auxiliares de acção educativa: poderes ocultos na escola?371.1Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)A presença de uma diversidade de actores no espaço escola, apresenta uma realidade participativa complexa, mobilizadora de diferentes racionalidades, de práticas e desfechos nem sempre previsíveis considerando a escola como uma realidade teórica e empírica complexa. Consideramos assim pertinente a problematização da acção dos auxiliares da acção educativa na organização escolar, através de um estudo de carácter qualitativo, procurando identificar práticas e comportamentos que nos ajudem a identificar pistas explicativas que possam contribuir para a análise da participação organizacional destes actores, que embora presentes na história da organização escolar, não têm merecido grande destaque ao nível de estudos académicos. Neste sentido optamos por seguir as seguintes orientações na abordagem à temática proposta: 1. Consideramos oportuno iniciar este percurso por uma análise do enquadramento jurídico e normativo dos Auxiliares de Acção Educativa, procurando o confronto crítico entre o discurso legal, e a investigação empírica, para verificar até que ponto se coaduna com a realidade. 2. Num segundo momento, abordamos a problemática organizacional, a partir de uma pluralidade de discursos interpretativos e explicativos, mobilizados no estudo da organização escolar. Procuramos desocultar as práticas desenvolvidas pelos auxiliares da acção educativa, considerando a organização escolar como sistema micropolítico. 3. Por último, apresentamos uma reflexão sobre os resultados do estudo empírico, interpretando os elementos recolhidos com base nos referenciais teóricos mobilizados para este estudo, objectivando as possíveis correlações entre a participação e as práticas realizadas pelos vários actores, com o objectivo de caracterizar os poderes dos auxiliares de acção educativa na escola. Finalmente, apresentamos uma secção dedicada aos anexos e referências bibliográficas relativas às várias partes componentes do trabalho.The presence of a diversity of actors in the school, presents a complex participatory reality, mobilizing different rationales, practices and outcomes not always predictable considering the school as a theoretical and empirical complex reality. We believe that it was relevant to questioning the actions of school support staff involved in education in the school organization through a study of a qualitative nature, seeking to identify practices and behaviours that help us identify explanatory c1ues that may assist in the analysis of organizational participation of these actors, that although present in the history of the school organization, not have given a great distinction to the levei of academic studies. To this end we chose to adopt the following guidelines when addressing the proposed theme: 1. We should begin this journey with an analysis of legal and regulatory environment of school support staff, for the critical eonfrontation between legal discourse and empirieal researeh to verify to what extent is consistent with reality. 2. Second, we address the problem of organization, from a plurality of interpretive and explanatory discourses mobilized in the study of school organization. We seek to uneover the practices developed by the school support staff, eonsidering the school organization as a miero political system. 3. Finally, we present a discussion of the results of the empirical study, interpreting the information obtained on the basis of theoretical frameworks deployed for this study, objectifying the possible eorrelation between participation and practices conducted by the various actors, in order to characterize the power of school support staff in school. Finally, we present a section devoted to annexes and references on the several component parts of the work.Palhares, José AugustoUniversidade do MinhoRodrigues, Manuel Augusto Afonso2009-12-222009-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:47.437338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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