A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Maria de Fátima Jarrete
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17020
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_da0cc17cda520c1a35144d21eeaa6ca4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratórioTurismo séniorExperiências hedónicasTurismo experiencialSenior tourismHedonic experiencesExperiential tourism658.8379.85316.6-053.9Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaEm resultado dos avanços da medicina, do aumento da esperança de vida, do decréscimo da mortalidade e da natalidade, o envelhecimento da população é um fenómeno visível, especialmente nos países desenvolvidos. Apesar da população mais velha continuar a ser frequentemente estigmatizada com base em estereótipos negativos, no que diz respeito às suas capacidades físicas e mentais, nos últimos tempos o perfil dos seniores sofreu alterações significativas. Dada a sua disponibilidade de tempo e dinheiro, este é claramente um segmento com um peso significativo no incremento da economia (Gunter, 1998). A nível mundial, o mercado sénior é encarado como um dos segmentos mais rentáveis e mais importantes da actividade turística (Patterson, 2006), uma das que mais contribui para o produto bruto de muitos países (Riege e Perry, 2000). Tal como a própria estrutura da sociedade, também o sector turístico sofreu alterações significativas dos padrões da procura, com o turista moderno a valorizar a alta qualidade dos produtos e serviços e a preferir vivenciar novas experiências e usufruir de actividades diversificadas (Zhang e Marcussen, 2007). É a partir da identificação destas duas tendências, o envelhecimento da população e a crescente importância das experiências no sector turístico, que surge o tema desta dissertação. Com este estudo procurar-se-á perceber que tipo de experiências o turista sénior mais procura e verificar se a oferta de experiências hedónicas é uma estratégia capaz de conquistar este segmento de mercado. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a entrevista em profundidade como técnica de recolha de dados. Foram realizadas 30 entrevistas, num total de 20 turistas seniores e 10 profissionais do sector turístico. Os resultados obtidos permitiram verificar que o turista sénior actual anseia por vivenciar novas experiências e que o mercado nacional está a começar a responder a essa procura manifesta. Contudo, embora o sentimento hedónico e a procura de momentos e sensações de prazer estejam sempre presentes, dada a heterogeneidade característica deste segmento, as experiências turísticas que os seniores procuram podem ser as mais variadas.As a result of medical progress, increasing of life expectancy and the decrease in mortality and birth rates, the aging of the population is a visible phenomenon, especially in developed countries. The older population continues to be stigmatized often based on negative stereotypes, because of their physical and mental abilities. However, in recent years the profile of seniors has significantly changed. Their time availability and wealth are the reason why the Senior Tourism can be considered as segment with a significant increase in the economy (Gunter, 1998). Worldwide the senior market is regarded as one of the most profitable segments and most important for the tourism industry (Patterson, 2006), which is one of the biggest contributors to the gross domestic product of many countries (Riege e Perry, 2000). Similarly to the structure of society, the tourism sector suffered significant changes in the demand patterns. Nowadays, tourists appreciate high quality of products and services offered. They prefer new experiences and enjoy diverse activities (Zhang e Marcussen, 2007). The recognition of the two trends, the aging population and the increasing importance of experience in the tourism sector, inspired the theme of this dissertation. This study tries to identify what kind of experiences senior tourist look for. Other purpose is to verify if offering hedonic experiences must be a wager in the strategy to conquer this market segment. In order to answer these questions, I developed a qualitative study, using in-deep interviews as a technique for data collection. 30 interviews were conducted, 20 directed to elderly tourists and 10 to professionals in the tourism sector. The results allow us to conclude that the current senior tourist longs for new experiences and that the market begins to respond to this market demand. However, despite the hedonic feelings and the search for moments of pleasure and sensations are always present, given the heterogeneity characteristics of this segment, the senior tourist may also be interested in more diversified kinds of experiences while on vacations.Pereira, Maria Teresa SoaresSimões, CláudiaUniversidade do MinhoGarcia, Maria de Fátima Jarrete20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:03.894437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
title A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
spellingShingle A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
Garcia, Maria de Fátima Jarrete
Turismo sénior
Experiências hedónicas
Turismo experiencial
Senior tourism
Hedonic experiences
Experiential tourism
658.8
379.85
316.6-053.9
title_short A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
title_full A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
title_fullStr A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
title_sort A procura de experiências hedónicas por parte do turista sénior: um estudo exploratório
author Garcia, Maria de Fátima Jarrete
author_facet Garcia, Maria de Fátima Jarrete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Soares
Simões, Cláudia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Maria de Fátima Jarrete
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo sénior
Experiências hedónicas
Turismo experiencial
Senior tourism
Hedonic experiences
Experiential tourism
658.8
379.85
316.6-053.9
topic Turismo sénior
Experiências hedónicas
Turismo experiencial
Senior tourism
Hedonic experiences
Experiential tourism
658.8
379.85
316.6-053.9
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/17020
url http://hdl.handle.net/1822/17020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132568230035456