Participação organizacional e educativa dos pais na escola do 1º ciclo do ensino básico : potencialidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando Manuel dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6667
Resumo: Dissertação de Mestrado - Área de Especialização Organizações Educativas e Administração Educacional.
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spelling Participação organizacional e educativa dos pais na escola do 1º ciclo do ensino básico : potencialidades e limites37.018.26373.3Dissertação de Mestrado - Área de Especialização Organizações Educativas e Administração Educacional.O presente trabalho resulta de um estudo de caso desenvolvido numa escola do 1º ciclo do ensino básico agrupada num agrupamento horizontal de escolas, constituído ao abrigo do novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundários, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio. O objectivo do trabalho de investigação era encontrar respostas para uma questão, a questão central de investigação, que ficou por esclarecer, cabalmente, em 1999, quando realizei uma monografia intitulada “ A Participação dos Pais na Escola”, no âmbito do curso de estudos superiores especializados em Administração Escolar que realizei sob a égide do Instituto Superior de Educação e Trabalho. Desde então, que uma série de questões ficaram sem resposta e isso incentivou-me a retomar o tema e a aprofundar a investigação para procurar respostas numa zona cinzenta de muitas interrogações. Era necessário entender a escola como organização. Mas sob que modelo ou modelos teórico conceptuais. Que perspectivas organizacionais e implicações teórico-conceptuais deveriam ser convocadas para fornecer as lentes teóricas capazes de ajudar a compor um quadro teórico-conceptual onde fosse possível estudar a participação e, especialmente, a participação dos pais na escola do 1º ciclo do ensino básico. Neste campo a proposta desenvolvida por Lima (1998) quanto à tipologia proposta para analisar a participação e as formas que propôs para a sua análise, constitui a centralidade da análise teórica e conceptual que desenvolvi neste trabalho. Por outro lado, havia que confrontar esses conceitos teóricos com a realidade no terreno. Será que se podiam considerar potencialidades a essa participação dos pais, entendidos como actores organizacionais num modelo de escola que os convoca e aos restantes parceiros educativos para a construção da verdadeira escola democrática? E, será que, apesar da generosa oferta legal em torno da participação dos pais na vida da escola, não haverá limites claros e incontornáveis a essa participação decretada? Ora, para confrontarmos a realidade no campo do plano da acção organizacional, optei por um estudo de caso, de natureza etnográfica. Instrumento e metodologia de investigação empírica de visão apertada e circunscrita da realidade, mas valioso porque deixou perceber o sentir e o pulsar dos actores organizacionais, especialmente os docentes e os pais e encarregados de educação, que de outra forma e, se convocasse métodos de investigação qualitativa (porventura Inquéritos de Questionário) poderia obter mais quantidade, mas por certo menor qualidade de dados para análise e reflexão dessa investigação empírica. Completei o método de investigação com ferramentas de trabalho de campo como entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e conversas informais. O estudo de caso contextualizado ofereceu pistas que permitam fazer uma generalização naturalista das conclusões a que se chegou, pois, é de admitir que todas as outras escolas do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal, independentemente de condicionalismos geográficos (físicos ou humanos) se confrontam com o mesmo fenómeno organizacional quanto à participação dos pais: que essa participação está fortemente condicionada quer na sua vertente educativa, quer organizacional; que esses sinais mostram que a participação dos pais na escola do 1º ciclo do ensino básico é mais educativa do que organizativa, afirmando-se no plano das interacções individuais Escola-Família; que a dimensão colectiva e organizacional é muito esbatida e assume pouca relevância nas implicações organizacionais; que, finalmente, são postas em evidência dificuldades e constrangimentos à participação dos pais de natureza externa e que superam a vontade dos pais que não são susceptíveis de resolução por parte dos actores internos – sejam professores ou pais/encarregados de educação. É esse trabalho de investigação que a seguir se apresenta e, que teve por questão central de investigação, a resposta a uma questão central: No âmbito do actual modelo de gestão e administração das escolas do ensino básico, designadamente no contexto de um Agrupamento Horizontal de Escolas, que potencialidades e limites se colocam à participação organizacional e educativa dos pais numa escola do 1º ciclo do ensino básico?The present investigation project is the result of a case study carried out on a first stage of basic education school integrated in a horizontal group of schools, determined accordingly to the new judicial regimen on autonomy, administration and management of pre-school, basic and secondary education, approved by Decree-Law n, 11—A/98 on the 4th of May. The purpose of this investigation project was to find answers to a question, the central issue of the investigation, which was left fully unanswered in 1999, when I first made a monograph titled “ Parents Participation at School”, for the Specialized Higher Education Degree in School Administration performed by me under the aegis of the Instituto Superior de Educação e Trabalho. Since then, the number of unanswered questions has motivated me to go back to this theme and to go deeper into investigation in search for the answers on a grey, full of interrogations area. It was necessary to understand schools as an organisation. But under which model, or theoretic conceptual models? Which organisational perspectives and theoretic conceptual implications should be summoned to provide the theoretical lenses able to determine a theoretic conceptual picture where the participation, namely parental participation, in basic education schools could be studied? Regarding this question, the proposition developed by Lima (1998) about the typology used to analyse parental participation and the subsequently suggested analysis models, constitutes the focal point of the theoretical and conceptual analysis developed in the present study. Also, it was necessary to compare the theoretical principles with reality observed in schools. Could we consider parent’s potential participation, if we regard parents as the organisational performers in a school system that summons then, and the others educational partners, to the construction of a truly democratic school? And, could it be that, in spite of the generous legal situation concerning parental participation in schools life, it should be traced an unquestionable and unavoidable boundary to that decreed participation? To confront reality in the organisational action plan, I have chosen an ethnographic case study. It constitutes the tool and methodology of an empiric investigation concerning a restrained and circumscribed vision of reality, but it is of extreme value because it allowed me to understand the natural feeling and pulse of the organisational performers, especially teachers, parents and other educational responsible figures. On the other hand, if I had used other investigation methods (such as Quizzes), they could have provided more quantity of data to analyse and reflect upon, but I am certain that the quality of the information would have been inferior. The method of investigation was completed with field study tools such as semi-structured interviews, documental research and informal conversations. The study of the case in its context offered evidence that allow me to naturally generalize the conclusions. It is most likely that every first stage of basic education school, in Portugal, regardless of the geographic singularities (physical or human) are confronted with the same organisational phenomena regarding parental participation because: the participation is strongly conditioned in its educative and organisational perspective; the signs show that parental participation in first stage of basic education school is more educational than organisational, focused more in the individual interaction plan – School-Family; the group and organisational dimension is very dimmed and has little relevance concerning the organisational implications; and finally, external and uncontrollable difficulties and constraints to parents participation emerge, frequently these difficulties can not be solved by the internal subjects - teachers, parents and other educational partners. The following investigation project will illustrate this experience, always aiming to answer the main question: In the scope of the present management and administration model for basic education schools, namely in the context of a Horizontal Group of Schools, which potentialities and boundaries are associated to organisational and educational participation of parents in a first stage of basic education school?Gomes, Carlos AlbertoUniversidade do MinhoLopes, Fernando Manuel dos Santos2006-12-142006-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:20.977072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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