Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31128 |
Resumo: | A escrita manual através da caligrafia cursiva acelera o desenvolvimento do cérebro da criança, trazendo variadas vantagens como o aumento da capacidade intelectual, da memória, das competências motoras, sendo também um fator essencial na aprendizagem da leitura com posterior promoção do sucesso académico. Contudo, estatísticas sugerem que as dificuldades na caligrafia cursiva variam entre os 5% e os 33% das crianças em idade escolar. Estes valores alarmantes levaram a que se realizasse um estudo sobre a temática, utilizando uma abordagem terapêutica. Como tal, para esta investigação selecionou-se apenas um sujeito, aluno do terceiro ano com perturbação da aprendizagem específica com prejuízo na caligrafia. A avaliação da caligrafia foi realizada de forma qualitativa através, sobretudo, em grelhas de observação. Tendo-se verificado uma disfunção definitiva nesta competência, a investigação tomou seguimento com uma intervenção de base sensoriomotora, de modo a estudar a pertinência da mesma na promoção da qualidade da caligrafia do aluno. Ao longo da intervenção exploram-se os sentidos e a motricidade da criança através de atividades dinâmicas individuais ou em par. Após oito meses de intervenção bissemanal em contexto escolar, a qualidade da caligrafia do aluno melhorou significativamente. Assim, certifica-se que os resultados obtidos foram ao encontro das espectativas, demonstrando-se benéfica esta abordagem de intervenção no caso em estudo. |
id |
RCAP_da97d50c5fb43d6cc2b2974cac035b1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31128 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específicaCaligrafiaPerturbação da Linguagem EspecíficaIntervenção SensoriomotoraA escrita manual através da caligrafia cursiva acelera o desenvolvimento do cérebro da criança, trazendo variadas vantagens como o aumento da capacidade intelectual, da memória, das competências motoras, sendo também um fator essencial na aprendizagem da leitura com posterior promoção do sucesso académico. Contudo, estatísticas sugerem que as dificuldades na caligrafia cursiva variam entre os 5% e os 33% das crianças em idade escolar. Estes valores alarmantes levaram a que se realizasse um estudo sobre a temática, utilizando uma abordagem terapêutica. Como tal, para esta investigação selecionou-se apenas um sujeito, aluno do terceiro ano com perturbação da aprendizagem específica com prejuízo na caligrafia. A avaliação da caligrafia foi realizada de forma qualitativa através, sobretudo, em grelhas de observação. Tendo-se verificado uma disfunção definitiva nesta competência, a investigação tomou seguimento com uma intervenção de base sensoriomotora, de modo a estudar a pertinência da mesma na promoção da qualidade da caligrafia do aluno. Ao longo da intervenção exploram-se os sentidos e a motricidade da criança através de atividades dinâmicas individuais ou em par. Após oito meses de intervenção bissemanal em contexto escolar, a qualidade da caligrafia do aluno melhorou significativamente. Assim, certifica-se que os resultados obtidos foram ao encontro das espectativas, demonstrando-se benéfica esta abordagem de intervenção no caso em estudo.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-Repositório ComumRibeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta2020-01-30T10:28:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31128202382672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
title |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
spellingShingle |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta Caligrafia Perturbação da Linguagem Específica Intervenção Sensoriomotora |
title_short |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
title_full |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
title_fullStr |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
title_full_unstemmed |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
title_sort |
Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica |
author |
Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta |
author_facet |
Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Borges, Isabel Cristina Neves, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caligrafia Perturbação da Linguagem Específica Intervenção Sensoriomotora |
topic |
Caligrafia Perturbação da Linguagem Específica Intervenção Sensoriomotora |
description |
A escrita manual através da caligrafia cursiva acelera o desenvolvimento do cérebro da criança, trazendo variadas vantagens como o aumento da capacidade intelectual, da memória, das competências motoras, sendo também um fator essencial na aprendizagem da leitura com posterior promoção do sucesso académico. Contudo, estatísticas sugerem que as dificuldades na caligrafia cursiva variam entre os 5% e os 33% das crianças em idade escolar. Estes valores alarmantes levaram a que se realizasse um estudo sobre a temática, utilizando uma abordagem terapêutica. Como tal, para esta investigação selecionou-se apenas um sujeito, aluno do terceiro ano com perturbação da aprendizagem específica com prejuízo na caligrafia. A avaliação da caligrafia foi realizada de forma qualitativa através, sobretudo, em grelhas de observação. Tendo-se verificado uma disfunção definitiva nesta competência, a investigação tomou seguimento com uma intervenção de base sensoriomotora, de modo a estudar a pertinência da mesma na promoção da qualidade da caligrafia do aluno. Ao longo da intervenção exploram-se os sentidos e a motricidade da criança através de atividades dinâmicas individuais ou em par. Após oito meses de intervenção bissemanal em contexto escolar, a qualidade da caligrafia do aluno melhorou significativamente. Assim, certifica-se que os resultados obtidos foram ao encontro das espectativas, demonstrando-se benéfica esta abordagem de intervenção no caso em estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-30T10:28:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31128 202382672 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31128 |
identifier_str_mv |
202382672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301283356540928 |